quarta-feira, 29 de março de 2017

(Devocional) Tristeza no meu coração - Sl. 13


Quarta-feira, 29 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: Salmos 11-155
Tristeza no meu coração

“Até quando te esquecerás de mim, Senhor? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração, cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? Atenta em mim, ouve-me, ó Senhor, meu Deus; alumia os meus olhos para que eu não adormeça na morte; Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários se não alegrem, vindo eu a vacilar. Mas eu confio na tua benignidade: na tua salvação meu coração se alegrará. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.”
Salmo 13


Este salmo ilustra bem quer a realidade da condição humana como a natureza superior e perfeita do Criador. É um erro pensar que na carne que todos partilhamos e que está indiscutivelmente contaminada pelo pecado (o de Adão e o nosso), podemos chegar a um ponto em que deixamos de ter dias de dúvida e tristeza. Essa é, aliás, uma muito hábil mentira do inimigo das nossas almas. A verdade é que teremos de passar por esses vales escuros. A verdade é que estamos perdidos a não ser que o Senhor venha ao nosso encontro e abra os nossos olhos. Aqueles que já responderam por fé ao convite generoso do Salvador, têm de saber que a mesma iluminação que recebemos para podermos crer em Jesus continua a ser necessária ao longo de toda nossa vida. O que seria de David, se ele não pudesse dizer, “mas... eu confio na tua benignidade: na tua salvação meu coração se alegrará.” Quando a tristeza do coração me começar a arrastar para longe de Deus, preciso de me lembrar dos Seus maravilhosos atributos. Ele é mais real do que aquilo que me rodeia e que ousa roubar-me a paz. Nesses momentos, tenho de saber que a salvação que eu recebi gratuitamente de Cristo (mas que a Ele custou tudo), é melhor do que tudo o que o mundo tem para me roubar. É nesse lugar de certeza, seguros na rocha da nossa salvação, que conseguimos louvar, mesmo que a nossa carne não o deseje.

terça-feira, 28 de março de 2017

(Devocional) Aprovados de Deus - 1Tes. 2:1-6


Terça-feira, 28 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: I Tessalonicenses 1-55
Aprovados de Deus

“Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã; Mas, havendo primeiro padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornámo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate. Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; Mas, como fomos aprovados de Deus, para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usámos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; E não buscámos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados.”
I Tesalonicenses 2:1-6

Em termos humanos, não podemos dizer que a estadia de Paulo por aqueles lados tenha sido bem sucedida. De facto, ao chegar a Filipos, Paulo e Silas foram espancados e colocados em prisão sob tortura. No entanto, o apóstolo está convencido que nada do que aconteceu foi em vão. Paulo não tem dúvidas, Deus usou aqueles acontecimentos para que eles fossem aprovados publicamente acerca das intenções do seu ministério. Há aqui algumas coisas que fazemos bem em prestar atenção. Em primeiro lugar o evangelho é de Deus. É Dele a iniciativa para a salvação. Foi Ele que a completou no Calvário. A prova de que o evangelho é de Deus é que, para o anunciarmos fielmente, temos de anunciar que o homem é completamente incapaz de fazer seja o que for para se poder reconciliar com Deus. Ele apenas pode responder, em arrependimento e fé, àquilo que foi consumado de uma vez por todas por Jesus. O evangelho é também algo que nos é confiado. O Senhor abre oportunidades e cria situações para que estejamos preparados e para anunciar e outros estejam preparados para escutar. Deus está activamente a salvar um povo para o Seu nome de todas a raças e tribo e línguas e nações. Podermos participar desse trabalho é um privilégio que não devemos desprezar. Tal como Paulo, anunciemos o evangelho, não para ganhar o favor dos homens, mas para glorificar o Deus que nos chamou. 

segunda-feira, 20 de março de 2017

(Devocional) A preferível pobreza - Pv. 19:1


Segunda-feira, 20 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 16-20
A preferível pobreza

“Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade, do que o perverso de lábios e tolo.”
Provérbios 19:1

“Só serás alguém na vida se pisares os teus adversários e passares à frente de todos, custe o que custar!” São estas as palavras de sabedoria que o mundo tem para nos oferecer. Existem ganhos reais e grandes proveitos materiais que podem ser tirados da falsidade, mas será que vale a pena? Este versículo diz-nos que aquele que é perverso nos seus lábios é tolo. “Perverso”, neste versículo quer dizer distorcido, falso. Ele é tolo porque faz apenas o que lhe parece ser o melhor a cada momento, sem olhar a consequências. Tudo o que ele faz ou diz é baseado naquilo que ele pode vir a ganhar em termos de bens materiais. Ele não se importa de mentir ou enganar, desde que isso lhe traga algum ganho. Falar apenas para agradar, mesmo que se esteja a mentir, é a maneira mais fácil de viver a vida. Ele é tolo porque pensa que poderá fugir das consequências para sempre. Aquele que escolhe viver a vida de fidelidade a Deus nem sempre viverá bem. A Bíblia diz-nos que quem quer viver para Deus passará por perseguições. Por vezes é difícil passar por dificuldades, por se ser fiel, e ver os injustos a gozar dos frutos desta vida. Para o pobre esta é uma situação de tentação. Ainda bem que os nossos tesouros estão no céu! Não existem riquezas neste mundo que paguem a integridade e a boa consciência de um filho de Deus diante dos homens e do seu Pai celestial.