terça-feira, 31 de janeiro de 2017

(Devocional) Sim, Senhor - Mc. 7:24-30


Terça-feira, 31 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10
Sim, Senhor

“E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sídon. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi, e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse da sua filha o demónio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demónio já saiu da tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demónio já tinha saído.”
Marcos 7:24-30


Precisamos da história desta mulher gentia para aprendermos importantes lições sobre a soberania de Deus. Noutro dos evangelhos, Jesus faz um grande elogio à fé desta mulher, dizendo que não tinha visto uma fé igual em toda a terra de Israel. Jesus havia-se retirado para aquele lugar, uma provícia da Fenícia, provavelmente para poder ter algum tempo sossegado longe das multidões para poder ensinar os seus discípulos. No entanto, a fama dele já tinha chegado àquele lugar e esta mulher procurava desesperadamente uma solução para o grave problema da sua filha. Ela crê que Jesus consegue, mesmo à distância, curar a sua filha. Tudo na atitude da mulher demonstra o grande respeito que ela tinha pelo Senhor. Ela lança-se aos seus pés, chama-o de Senhor e concorda com Ele quando Ele diz ter o direito de dar a Sua atenção naquele momento a quem Ele quiser. Temos muito a aprender com isto. Numa altura em que todos se acham imbuídos dos mais importantes direitos, alguns querem fazer esta atitude chegar até aos átrios de Deus. E, assim, dirigem-se a Deus exigindo ser ouvidos e exigindo ver os seus pedidos atendidos. Mas quem achamos nós que somos? Não nos podemos esquecer de quem Deus é. Ele ouve quem quer ouvir e ele atende às orações que deseja atender. A vontade e planos de Deus sobrepõem-se às necessidades humanas. No entanto, vemos também aqui como Deus é gracioso. Vemos que Jesus não ignora a fé simples e respeitosa daquela mulher. Maravilhoso Salvador que Ele é!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

(Devocional) Os reis de Edom - Gn. 36:31-43


Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Génesis 36-40
Os reis de Edom

“E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel. Reinou, pois, em Edom, Bela, filho de Beor, e o nome da sua cidade foi Dinaba. E morreu Bela; e Jobab, filho de Zerá, de Bosra, reinou em seu lugar. E morreu Joban; e Usam, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar. E morreu Usam, e, em seu lugar, reinou Adad, filho de Bedad, o que feriu a Midian no campo de Moab; e o nome da sua cidade foi Avith. E morreu Adad: e Samla, de Masreca, reinou em seu lugar. E morreu Samla; e Saul, de Reoboth do rio, reinou em seu lugar. E morreu Saul; e Baal-anan, filho de Acbor, reinou em seu lugar. E morreu Baal-anan, filho de Acbor; e Adar reinou em seu lugar, e o nome da sua cidade foi Pau; e o nome da sua mulher foi Meetabel, filha de Matred, filha de Mezaab. E estes são os nomes dos príncipes de Esaú, segundo as suas gerações, segundo os seus lugares, pelos seus nomes: O príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jeteth, O príncipe Aolibama, o príncipe Elá, o príncipe Pinon, O príncipe Quenaz, o príncipe Teman, o príncipe Mibzar, O príncipe Magdiel, o príncipe Iram; estes são os príncipes de Edom, segundo as suas habitações, na terra da sua possessão; este é Esaú, pai de Edom.”
Génesis 36:31-43


Deus tinha prometido a Isaac que a sua descendência seria constituída de reis. Sabemos que o Rei dos reis, o Messias Jesus Cristo, haveria um dia de nascer segundo a carne, da descendência de Isaac, mas vemos aqui que muito antes de sequer haver reis em Israel (descendentes de Jacob), já haviam reis descendentes de Esaú, o outro filho de Isaac. Os descendentes de Esaú são também chamados de Edomitas, referente à terra de Edom, e aqui temos uma lista de alguns dos seus reis. Isto é algo maravilhoso. A Palavra de Deus sempre se mostra ser verdadeira e podemos confiar em todas as suas promessas. As promessas de Deus precisam de ser apropriadas pelos olhos da fé muito antes de se materializarem à nossa frente. As maiores promessas de Deus estavam reservadas para Israel, no entanto foi Edom que as obteve primeiro. Muitos anos antes de Israel ter rei, ou possessão da sua terra, Edom é aqui apresentado como tendo uma lista de monarcas e muita terra por herança. Também nós somos confrontados com este tipo de desafio. Precisamos de continuar a confiar nas promessas de Deus, mesmo que o mundo pareça prometer mais. Que o Senhor me ajude a não fixar demasiado os meus olhos nas coisas deste mundo. Como disse um antigo comentarista, “se considerarmos todas as coisas, é melhor ter Canaã como promessa do que a terra de Edom como possessão.”

domingo, 29 de janeiro de 2017

(Devocional) Porventura pecaram meus filhos - Job 1:4-5


Domingo, 29 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5
Porventura pecaram meus filhos

“E iam seus filhos, e faziam banquetes em casa de cada um, no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu, pois, que, tendo decorrido o turno de dias dos seus banquetes, enviava Job, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos, segundo o número de todos eles; porque dizia Job: Porventura pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Job, continuamente.”
Job 1:4-5


A preocupação de Job pela santidade prática dos seus filhos é comovente. No entanto precisamos ver que ele se preocupa mais pelo que acontece no seu coração, do que pelos pecados práticos cometidos naquelas festas. Todos os pecados têm a sua raiz no coração. Se o nosso coração estiver bem com Deus, todo o nosso ser irá segui-lo. Vemos aqui Job a agir como sacerdote da sua família, apresentando ofertas queimadas a Deus pelos pecados dos seus filhos. Mais tarde, quando Deus identifica o pecado das palavras dos amigos de Job, é ele que se apresenta perante o Senhor, como representante aceite por Deus e faz oração de intercessão pelos seus amigos (42:7-9). Ou seja, a ideia de sacrifícios pelo pecado e de sacerdócio é muito anterior à lei de Moisés. Desde o pecado do jardim que o Senhor havia estabelecido que era necessário haver um sacrifício pelo pecado. Estes sacrifícios imperfeitos, que tinham de ser repetidos, eram apenas uma ferramenta dada por Deus nos tempos anteriores ao Calvário para ajudar os crentes a colocarem a sua fé em Deus e no facto de que Ele era capaz de os perdoar com base no derramamento de sangue. A ideia naquela altura era a mesma que devemos contemplar hoje. Somos incapazes, por nós mesmos, de pagar o preço pelos nossos pecados, mas Deus providencia um sacrifício suficiente. Esse sacrifício foi feito, de uma só vez, por Cristo na cruz. Hoje, porque Ele ressuscitou, Ele é o nosso perfeito sacerdote e apresenta-se por nós ao Pai, fazendo perfeita intercessão em nosso favor. Jesus é o meu sacrifício e o meu sacerdote!