quarta-feira, 7 de junho de 2017

(Devocional) Instruções para a batalha - Dt. 20:1-9


Quarta-feira, 7 de Junho de 2017
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 16-205
Instruções para a batalha

“Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, está contigo. E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo. E dir-lhe-á: Ouve, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos: que se não amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, Pois o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos. Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda a não consagrou? vá, e torne-se à sua casa, para que, porventura, não morra na peleja e algum outro a consagre. E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não logrou fruto dela? vá, e torne-se à sua casa, para que, porventura, não morra na peleja e algum outro o logre. E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? vá, e torne-se à sua casa, para que, porventura, não morra na peleja e algum outro homem a receba. E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? vá, e torne-se à sua casa, para que o coração dos seus irmãos se não derreta como o seu coração. E será que, quando os oficiais acabem de falar ao povo, então designarão os maiorais dos exércitos para a dianteira do povo.”
Deuteronómio 20:1-9


O povo de Deus não deveria ter medo de ir para a batalha contra exércitos que, aparentemente, fossem maiores do que eles. Poderiam ser maiores em número ou força militar, mas o mesmo Deus que tinha tirado o povo do Egipto, estava com eles naquela hora. As situações da nossa vida são, muitas vezes, muito assustadoras mas é maior o que está em nós do que o que está no mundo. O mesmo Deus que nos tirou das garras do pecado, está connosco para nos ajudar a viver a vida. O povo iria necessitar de ser lembrado destas coisas todas as vezes que estivesse para começar uma batalha. Nós não aprendemos estas coisas à primeira e precisamos que Deus no-las lembre dia após dia. Daí a importância de lermos a Palavra diariamente. Esquecemo-nos com facilidade das misericórdias do nosso Deus. Não só Deus promete estar com eles, como também é o próprio Deus que se disponibiliza para batalhar por eles. Vemos neste texto a bondade do nosso Deus. Qualquer soldado que tivesse uma casa nova, uma vinha nova, ou fosse recém-casado, estava dispensado da batalha, para que tivesse oportunidade de aproveitar as suas bênçãos antes de morrer. Deus conhecia cada um dos Seus servos e tinha um cuidado pessoal por cada um deles. Estavam também dispensados da batalha os medrosos. Isto devia-se à influência que eles poderiam ter nos companheiros à sua volta. A nossa condição espiritual tem influência nos irmãos que estão à nossa volta, quer para mal, como para bem. Devemos cuidar de como estamos na nossa caminhada com o Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário