quinta-feira, 9 de março de 2017

(Devocional) É possível sermos enganados? - Gl. 3:1-5


Quinta-feira, 9 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: Gálatas 1-6
É possível sermos enganados?

“Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?”
Gálatas 3:1-5


Esta é uma boa pergunta. Será que os filhos de Deus, aqueles que nascem de novo pelo sangue do Cordeiro, podem ser enganados e desviados de seguirem a pura Palavra de Deus? A resposta a esta pergunta passa, em primeiro lugar, por vermos a quem Paulo aqui se dirige. Ele está a falar com crentes, ele diz “recebestes o Espírito” (v. 2), “Aquele... que vos dá o Espírito” (v. 5). Quem tem o Espírito Santo são os crentes, os filhos de Deus. O Espírito é o selo da salvação. A presença do Espírito Santo é o sinal de que se tem a vida eterna. Este é um dom de Deus e não pode ser perdido. Ninguém é feito filho de Deus e depois perde essa posição. No entanto o aviso de Paulo é real. O engano existe e é perigoso mesmo para os crentes. No caso dos Gálatas, eles haviam-se envolvido com quem pregava que as pessoas eram salvas por cumprirem os requisitos da lei. Acreditar em salvação por obras é querer fazer o seu próprio caminho. O orgulho humano recusa aceitar que é incapaz. Aceitar Cristo é crer que só Ele é capaz. Assim, depois de terem sido libertos por Cristo, voltaram a colocar-se debaixo do jogo da lei. Paulo pergunta-lhes, “as maravilhas que o Espírito tem feito entre vós, foram operadas por vocês, no poder da vossa carne?” (v. 5). Da mesma maneira que aceitamos Cristo pela fé, devemos também viver pela fé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário