domingo, 19 de fevereiro de 2017

(Devocional) O dom mais desprezado - 1Co. 13:1-3


Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: I Coríntios 11-155
O dom mais desprezado

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. E, ainda que distribuísse toda a minha fortuna, para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.”
I Coríntios 13:1-3


O contexto desta passagem fala da forma como lidar com a liberdade cristã no âmbito da igreja local. Este assunto era muito importante porque alguns membros da igreja de Corinto estavam a abusar da liberdade que tinham em Cristo, causando divisões e lutas na igreja. A igreja de Corinto era imensamente rica em dons espirituais, mas estavam a usá-los para se destacarem uns dos outros em vez de o fazerem para a glória de Deus. O v. 1, é usado muitas vezes como um texto chave do moderno movimento pentecostal. No entanto, Paulo não diz que fala a língua dos anjos, nem sequer o versículo pode ser usado para provar que tal língua existe. O objectivo do versículo é mostrar que a liberdade cristã deve ser usada para buscar os melhores dons e que cada dom deve ser usado de acordo com uma escala de importância. A abundância de dons espirituais na igreja de Corinto estava a ser prejudicial, tal como será em qualquer igreja onde os membros se esqueçam do amor. Assim, os dons espirituais são até perigosos e prejudiciais para a igreja onde não existir amor. É o mesmo que fazer caridade sem ter caridade. Apenas serve para aumentar o egoísmo e o orgulho do coração. Será que os crentes devem, então, desprezar os dons do Espírito que recebem para servirem a Deus na igreja local? De maneira nenhuma! Mas os dons devem ser buscados pela razão certa, na ordem certa e aplicados com verdadeiro amor sacrificial. Olhemos para Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário