quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

(Devocional) Já não sou eu - Rm. 7:15-25


Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Romanos 6-10
Já não sou eu

“Porque o que faço, não o aprovo; pois, o que quero, isso não faço, mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que, em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas, o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que, eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.”
Romanos 7:15-25


Se estamos em Cristo recebemos vida nova, vida espiritual e eterna. Uma das características da nossa nova vida, é que por um tempo o nosso espírito reavivado tem de partilhar espaço com um corpo por resgatar. A nossa carne está completamente corrompida pelo pecado e é incapaz de demonstrar qualquer inclinação natural para as coisas de Deus. Esta luta que o apóstolo Paulo aqui descreve é a luta de todo o verdadeiro filho de Deus que está a tentar viver de acordo com o novo coração que recebeu em Cristo. Esta é informação muito útil. Temos de saber quem somos em Cristo, mas também temos de saber quão má é a nossa carne. Pecamos quando nos convencemos que havia em nós algum bem antes de irmos a Cristo. Pecamos também quando pensamos que, por estarmos em Cristo, a nossa carne já está completamente recuperada da corrupção nela operada pelo pecado. Puro engano! Mas encontramos aqui duas boas notícias. Em primeiro lugar, a ressurreição de Cristo, com um corpo glorificado, prova que esta mesma carne que agora nos tenta afastar de Deus, será um dia completamente resgatada. Em segundo lugar, a nossa nova natureza é quem somos realmente. A nossa carne foi crucificada com Cristo e porque está condenada, não tem verdadeiro poder sobre nós. Ela ainda mostra as suas feias feições com frequência. Mas isso não nos deve desmotivar, ou fazer pensar que não estamos Nele. Se estamos em Cristo, quando a nossa carne chamar, já não precisamos responder.

Sem comentários:

Enviar um comentário