domingo, 26 de fevereiro de 2017

(Devocional) Com orações por nós - 2Co. 1:7-11


Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: II Coríntios 1-55
Com orações por nós

“E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis, também, da consolação. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados, mais do que podíamos suportar, de modo tal, que até da vida desesperámos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará; em quem esperamos que, também, nos livrará ainda, Ajudando-nos, também, vós, com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas, também, sejam dadas graças a nosso respeito.”
II Coríntios 1:7-11


Nesta segunda carta aos Coríntios, de teor bem diferente da primeira, Paulo compartilha com estes crentes as grandes dificuldades que tinham passado. O apóstolo explica que ele, e os que o acompanhavam, chegaram a acreditar firmemente que o episódio que agora recordava seria o fim da sua vida neste mundo. Temos de nos concentrar nesta pergunta, porque é que Paulo lhes dizia isto? Rejeitemos desde já a ideia de que ele desejava que dele sentissem pena. Esta não era a sua intenção e nenhum filho de Deus deve viver para que dele sintam pena. Em primeiro lugar, Paulo partilha as suas aflições pois sabe que estes crentes também passavam por tempos difíceis. A presença de aflições deve tornar-se fonte de esperança. Pois, se a aflição, que é passageira, é real, quanto mais real será a consolação eterna. As aflições de Paulo eram também um encorajamento para que se fizessem orações pelos missionários. Não que o Senhor precise de orações para agir, mas porque quantos mais orarem, mais serão confortados com a resposta certa que acompanha cada oração dos justos. Quanto mais virem as suas orações respondidas, mais graças serão dadas a Deus. Se toda a criação existe para dar glória ao Criador, quanto mais glória eu trouxer a Deus, mais próximo estou do sentido da minha existência. Que privilégio poder passar por problemas e tribulações se, através destes, o meu Deus receber glória. Senhor, ajuda-me a pensar assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário