terça-feira, 31 de janeiro de 2017

(Devocional) Sim, Senhor - Mc. 7:24-30


Terça-feira, 31 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10
Sim, Senhor

“E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sídon. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi, e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse da sua filha o demónio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demónio já saiu da tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demónio já tinha saído.”
Marcos 7:24-30


Precisamos da história desta mulher gentia para aprendermos importantes lições sobre a soberania de Deus. Noutro dos evangelhos, Jesus faz um grande elogio à fé desta mulher, dizendo que não tinha visto uma fé igual em toda a terra de Israel. Jesus havia-se retirado para aquele lugar, uma provícia da Fenícia, provavelmente para poder ter algum tempo sossegado longe das multidões para poder ensinar os seus discípulos. No entanto, a fama dele já tinha chegado àquele lugar e esta mulher procurava desesperadamente uma solução para o grave problema da sua filha. Ela crê que Jesus consegue, mesmo à distância, curar a sua filha. Tudo na atitude da mulher demonstra o grande respeito que ela tinha pelo Senhor. Ela lança-se aos seus pés, chama-o de Senhor e concorda com Ele quando Ele diz ter o direito de dar a Sua atenção naquele momento a quem Ele quiser. Temos muito a aprender com isto. Numa altura em que todos se acham imbuídos dos mais importantes direitos, alguns querem fazer esta atitude chegar até aos átrios de Deus. E, assim, dirigem-se a Deus exigindo ser ouvidos e exigindo ver os seus pedidos atendidos. Mas quem achamos nós que somos? Não nos podemos esquecer de quem Deus é. Ele ouve quem quer ouvir e ele atende às orações que deseja atender. A vontade e planos de Deus sobrepõem-se às necessidades humanas. No entanto, vemos também aqui como Deus é gracioso. Vemos que Jesus não ignora a fé simples e respeitosa daquela mulher. Maravilhoso Salvador que Ele é!

Sem comentários:

Enviar um comentário