sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

(Devocional) Paixões infames - Rm. 1:19-32


Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5
Paixões infames

“Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, E mudaram a glória do Deus incorruptível, em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que, também, Deus os entregou às concupiscências dos seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Ámen. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames, porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza; E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram na sua sensualidade, uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza, e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e ás mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus, que são dignos de morte os que tais coisas praticam não sòmente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”
Romanos 1:19-32


Devemos recusar usar esta passagem para apontar o dedo seja a quem for a não ser que o dedo esteja voltado em primeiro lugar para nós. É verdade que esta passagem fala sobre o pecado da homossexualidade, mas também fala da inveja, ou da malícia ou da avareza. Esta passagem é sobre a maldita capacidade do coração humano, que se recusa olhar para Deus e reconhecer a sua autoridade, de se envolver em tudo o que é mau. Longe de Deus não temos em nós nada de bom e apenas nos vamos enterrando em sucessivas camadas de podridão. Dura esta passagem? A Bíblia não tem como objectivo fazer-nos sentir bem connosco mesmos. O objectivo da Bíblia é guiar-nos a Cristo. A esperança que sai destas palavras é esta: o conhecimento de Deus está disponível! Temos a responsabilidade de, sempre que vemos Deus de alguma maneira, de glorificá-lo como Deus. Estamos rodeados das provas da Sua existência. Se falhamos em reconhecer Deus, fazêmo-lo sem desculpa. A tragédia, a que a passagem também se refere, é quando, não podendo ignorar a verdade disponível de sobre Deus, ocupamo-nos em mudar essa verdade. Tudo o que diga que o homem tem em si mesmo o poder de chegar a Deus deve ser rejeitado. Essa não é a verdade. Trata-se da uma adulteração da verdade revelada por forma a agradar à carne que gosta de se sentir capaz. Deus vem ao nosso encontro e Ele é um caminho melhor do que aquele preparado pelo nosso coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário