domingo, 31 de julho de 2016

(Devocional) Cantarei louvores - Sl. 7:10-17


Domingo, 31 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 6-105
Cantarei louvores

O meu escudo está com Deus, que salva os rectos de coração. Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado; E já para ele preparou armas mortais; e porá em acção as suas setas inflamadas contra os perseguidores. Eis que esse está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produzirá mentiras. Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez. A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua mioleira. Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo.”
Salmo 7:10-17


São aqui mencionados os dois tipos de pessoas que existem neste mundo. Existem aqueles que são salvos. Esses têm corações rectos, certamente uma dádiva de Deus por não poderem ser produzidos por esforço humano. Existem também os perversos. Esses são os que passam os seus dias a conceber e a dar à luz a planos malignos e que têm prazer em fazer os outros cair nas suas armadilhas. Temos também aqui mencionada uma opção de esperança. O perverso, apenas será atingido pelas armas mortais que a justiça de Deus tem preparadas para ele, se não se converter. Todo aquele que se converte, colocando no Senhor a sua confiança, deixa de estar debaixo da condenação e pode gritar com o salmista “o meu escudo está com Deus!” David sabia que os seus inimigos estavam a preparar contra ele toda uma série de armadilhas. Mas, como tantas vezes acontece, aqueles que preparam ciladas contra os servos do Senhor acabam muitas vezes por tornar-se vítimas das próprias armadilhas. Não sabemos se David estava a falar de algo que já tinha acontecido em relação a um dos seus inimigos, ou de algo que ele sabia que ia acabar por acontecer. Quer o seu louvor fosse baseado em factos, ou no carácter de Deus, ele podia cantar com sinceridade “ao nome do Senhor Altíssimo.”

sábado, 30 de julho de 2016

(Devocional) Falta uma tribo - Jz. 21:1-15


Sábado, 30 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Juizes 21
Falta uma tribo

Ora, tinham jurado os homens de Israel em Mispa, dizendo: Nenhum de nós dará sua filha por mulher aos benjamitas. Veio, pois, o povo a Betel, e ali ficaram até à tarde diante de Deus: e levantaram a sua voz, e prantearam com grande pranto. E disseram: Ah! Senhor, Deus de Israel, por que sucedeu isto em Israel, que hoje falte uma tribo em Israel? E sucedeu que, no dia seguinte, o povo pela manhã se levantou e edificou ali um altar; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas. E disseram os filhos de Israel: Quem de todas as tribos de Israel não subiu ao ajuntamento ao Senhor? Porque se tinha feito um grande juramento acerca dos que não viessem ao Senhor a Mispa, dizendo: Morrerá, certamente. E arrependeram-se os filhos de Israel acerca de Benjamim, seu irmão, e disseram: Cortada é hoje de Israel uma tribo. Que faremos, acerca de mulheres, com os que ficaram de resto, pois nós temos jurado, pelo Senhor, que nenhuma das nossas filhas lhes daríamos por mulheres? E disseram: Há alguma das tribos de Israel que não subisse ao Senhor a Mispa? E eis que ninguém de Jabés de Gilead viera ao arraial, à congregação. Porquanto o povo se contou; e eis que nenhum dos moradores de Jabés de Gilead se achou ali. Então o ajuntamento enviou lá doze mil homens dos mais valentes e lhes ordenou, dizendo: Ide, e ao fio de espada feri aos moradores de Jabés de Gilead, e às mulheres e aos meninos. Porém isto é o que haveis de fazer: A todo o varão, e a toda a mulher que se houver deitado com um homem, totalmente destruireis. E acharam entre os moradores de Jabés de Gilead quatrocentas moças virgens, que não conheceram homem, deitando-se com varão; e as trouxeram ao arraial, a Silo, que está na terra de Canaan. Então todo o ajuntamento enviou, e falou aos filhos de Benjamim, que estavam na penha de Rimon, e lhes proclamou a paz. E ao mesmo tempo voltaram os benjamitas; e deram-lhes as mulheres que haviam guardado com vida, das mulheres de Jabés de Gilead: porém estas ainda lhes não bastaram. Então o povo se arrependeu, por causa de Benjamim; porquanto o Senhor tinha feito abertura nas tribos de Israel.”
Juizes 21:1-15


Sucedem-se os episódios que ilustram bem as consequências de se viver longe dos caminhos sábios do Senhor. Louco é o homem que se estabelece como autoridade sobre a sua própria vida. Vemos agora as onze tribos de Israel, diante do Senhor, com sacrifícios e orações, porque estão arrependidos de terem feito guerra contra a tribo de Benjamim de tal maneira que esta tribo está quase a ponto de desaparecer. Ainda por cima, eles tinham feito um juramento apressado de que não dariam a Benjamim nenhuma das suas mulheres em casamento. A opção que tiveram envolveu fazer guerra e aniquilar toda uma povoação, que não quis se envolver na guerra contra Benjamim, e dar as virgens que ali se encontrassem à tribo de Benjamim. Mesmo isso não foi suficiente. Textos como este têm de ser para nós um encorajamento para não nos afastarmos da comunhão com o nosso Deus. Os nossos maiores erros acontecem quando decidimos que somos “crescidos” o suficiente para deixarmos a mão do nosso Pai. Estas atrocidades, cuja responsabilidade os críticos colocam em Deus, são consequência do afastamento de uma geração inteira e nunca fizeram parte do plano original de Deus para o seu povo. Se caminhamos com Deus, prosigamos nos Seus passos. Se nos afastámos, voltemos para Ele. Não precisamos de repetir os erros dos outros.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

(Devocional) Tu és meu filho - Sl. 2:7-9


Sexta-feira, 29 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 1-55
Tu és meu Filho

Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.”
Salmo 2:7-9


Agora entra neste importante salmo a voz de Jesus, o Filho de Deus. Afinal de contas é contra o reino Dele que se levantam as nações, mas apenas por um momento. Enquanto que todos os que são redimidos por Jesus são feitos filhos de Deus, apenas um é o eterno Filho de Deus. Esta sua condição eterna foi tornada manifesta de forma bem visível aquando da sua ressurreição. Por isso Jesus é chamado o primogénito dentre os mortos. E por isso também, este decreto é citado em Actos 13, no contexto da ressurreição. Mas não tenhamos dúvidas, o reino futuro é entregue ao Messias, a Jesus Cristo o Senhor, não por causa de algo em que Ele se tenha tornado, mas por causa daquilo que Ele é e sempre foi. Porque é que temos estas palavras nas Escrituras? No meio das incertezas do mundo, da história e do nosso ser, precisamos de ver Jesus como Rei eterno. A lembrança de que é Jesus, em quem confiámos, que está sentado no trono deve servir para nós de consolo e encorajamento. Nos tronos forjados neste mundo e artificialmente revestidos de poder e importância estão sentados aqueles que são feitos reis e cujo poder dura apenas um momento. No verdadeiro trono sobre os céus e a terra está sentado aquele que é rei eterno, conforme decretado pelo Pai – Jesus Cristo, o Filho de Deus.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

(Devocional) Cooperando com eles - Mc. 16:19-20


Quinta-feira, 28 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Marcos 165
Cooperando com eles

“Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Ámen.”
Marcos 16:19-20


Jesus tinha prometido que sinais muito específicos iam acontecer à medida que aqueles primeiros discípulos fossem obedientes ao mandato de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura. Sabemos pela história que esses sinais se confirmaram. Esta passagem ensina-nos que essa era a forma do Senhor, mesmo não estando presente fisicamente, cooperar com o trabalho deles. Não devia ser fácil para aqueles discípulos ficarem agora sem o seu Mestre. Eles devem ter passado por grandes e difíceis emoções. Afinal eles eram apenas humanos imperfeitos. Mesmo assim foram obedientes e seguiram o modelo que lhes tinha sido deixado. Para nós, que seguimos a Jesus, 2000 anos depois destes eventos, as dificuldades são de outra ordem, mas não deixam de ter o seu grau de dificuldade. O mundo tem uma forma de fazer as coisas diferente daquela que sabemos ser a vontade do nosso Salvador. Como é que justificamos fazer escolhas segundo as Palavras de Jesus sabendo que serão muito poucos aqueles à nossa volta que vão entender? Muitos têm caído pelo caminho, incapazes de enfrentar as críticas ferozes de quem não crê naquele que aqui não está fisicamente. Passagens como esta devem animar-nos. Tal como aqueles discípulos, não estamos sós. O Senhor não está aqui fisicamente, mas coopera connosco sempre que buscamos a Sua perfeita vontade e permitimos que Ele viva em nós. Estamos a viver uma vida com a qual o Senhor pode cooperar?

quarta-feira, 27 de julho de 2016

(Devocional) Com amor eterno te amei - Jr. 31:1-9


Quarta-feira, 27 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 31-355
Com amor eterno te amei

Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada achou graça no deserto; Israel mesmo, quando eu o fizer descansar. Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria: os plantadores plantarão e gozarão dos frutos. Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor, nosso Deus. Porque, assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacob com alegria, e exultai por causa do Chefe das gentes; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o resto de Israel. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente: em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogenitor.”
Jeremias 31:1-9


Esta passagem diz respeito ao futuro de Israel. Muito teria de acontecer até que estas palavras de Jeremias encontrassem o seu cumprimento. Há grandes bênçãos prometidas para o povo de Deus e para a Terra Prometida. Um dia Israel seria reunido, a partir de todas as nações da terra e iria gozar de todas as promessas contidas na Palavra a seu favor. Israel em breve iria conhecer um grande e terrível julgamento por causa da sua desobediência continuada e iniquidade. No entanto, ao mesmo tempo que anuncia o julgamento pelo qual o Seu povo passará, Deus reafirma o Seu amor por eles, diz que esse amor é eterno, e confirma que todas as suas gloriosas promessas a Israel encontrarão perfeito cumprimento. Como pode este amor estar a ser reafirmado no meio da infidelidade? Este é um amor eterno porque é incondicional? Como pode um Deus perfeito em justiça amar incondicionalmente? Porque Ele é um Deus que Ele mesmo se oferece em sacrifício perfeito de redenção pelo Seu povo. As promessas de Deus mantêm-se firmes e seguras pois têm a garantia do sangue puro do Cordeiro. Todos os que hoje estão em Cristo já habitam por Ele nas regiões celestiais. São aceites Nele e não têm de ganhar por si mesmos acesso ao Pai. Alegremo-nos no Deus da nossa salvação e no nosso Cristo. Por Ele é nosso o amor eterno no Pai.