quinta-feira, 31 de março de 2016

(Devocional) Temer continuamente - Pv. 28:13-14


Quinta-feira, 31 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 26-30
Temer continuamente

“O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que contìnuamente teme: mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal.”
Provérbios 28:13-14


Esta é uma passagem importante das Escrituras. Aqui vemos ensinada claramente a doutrina do arrependimento. O arrependimento bíblico é o reconhecimento do erro e o firme propósito de não voltar a cometer o mesmo. Temos aqui, em primeiro lugar, a impossibilidade de se encobrir as transgressões. Podemos esconder os nossos erros das pessoas, mas Deus conhece os caminhos por onde andamos. Se fizermos um esforço para nos lembrarmos constantemente disso, toda a nossa caminhada será transformada. Depois, vemos que estar arrependido não é apenas sentir-se mal por alguma coisa que fez. Estar arrependido é estar disposto a deixar, de uma vez por todas o erro em que se estava a andar. Após o arrependimento, confissão e perdão de um pecado, o servo de Deus faz bem em temer continuamente (v. 14). Devemos viver como se já estivéssemos na presença de Deus. A verdade é que já estamos pois, se aceitámos a salvação, temos o Espírito Santo de Deus em nós. Se endurecermos o nosso coração, o mais certo é voltarmos a cair no mesmo erro. Devemos estar atentos à voz do Senhor, na Sua Palavra. Não é a nossa determinação que nos impede de cair no mal, é vivermos na presença de Deus. Quando nos esquecemos disto, voltamos a cair. É Dele a vitória nas nossas vidas. Enquanto vivermos no caminho Dele, segundo a vontade Dele e com o Seu poder, a vitória é possível.

quarta-feira, 30 de março de 2016

(Devocional) Lepra - Lv. 13:1-17


Quarta-feira, 30 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Levítico 11-15
Lepra

“Falou mais o Senhor a Moisés e a Aarão, dizendo: O homem, quando na pele da sua carne houver inchação, ou pústula, ou empola branca, que estiver na pele da sua carne como praga de lepra, então será levado a Aarão o sacerdote, ou a um dos seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, praga de lepra é; o sacerdote, vendo-o, o declarará por imundo. Mas, se a empola na pele da sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias; E ao sétimo dia, o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer, parou, e a praga na pele se não estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; E o sacerdote, ao sétimo dia, o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e a praga na pele se não estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; apostema é; e lavará os seus vestidos, e será limpo. Mas, se o apostema na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote, E o sacerdote o examinará, e eis que, se o apostema na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; lepra é. Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote, E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou o pêlo branco, e houver alguma vivificação da carne viva na inchação, Lepra envelhecida é, na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo é. E, se a lepra florescer de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote, Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará limpo o que tem a mancha; todo se tornou branco; limpo está. Mas, no dia em que aparecer nela carne viva, será imundo. Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; lepra é. Ou, tornando a carne viva, e mudando-se em branca, então virá ao sacerdote, E o sacerdote o examinará, e eis que, se a praga se tornou branca, então o sacerdote por limpo declarará o que tem a mancha; limpo está.”
Levítico 13:1-17

A lepra é uma doença terrrível e, apesar de controlada, ainda existe nos nossos dias. Devido ao elevado nível de contágio eram necessárias medidas de quarentena para evitar a propagação por toda uma cidade ou comunidade. As regras de quarentenas aqui definidas 1500 anos antes de Cristo, ainda hoje são consideradas pela comunidade médica como correctas e eficazes. Mais de 1000 anos depois de Cristo, quando surtos de doenças assolavam a Europa, eram estas as regras aplicadas em muitos lugares. Este conhecimento só poderia vir de Deus e é prova da origem divina da Bíblia. A Bíblia foi escrita por homens, mas Deus escreveu por eles. Uma das comparações mais comuns, quando se fala de lepra é compará-la com o pecado. É uma boa comparação. O pecado é altamente contagioso, passa de pais para filhos e todos são feitos pecadores. O pecado é debilitante, ninguém vive a vida em pleno, com verdadeiro gozo e alegria, enquanto não resolve o problema do pecado. O pecado é também motivo de separação, o pecador nunca poderá entrar na presença de Deus e ter comunhão com os santos. No caso da lepra, ninguém estava curado sem que fosse o sacerdote a declará-lo são. Da mesma forma, é Deus que purifica o pecador. Ninguém consegue apagar o seu  próprio pecado. Esta ligação entre a cura da lepra e os sacerdotes era mais uma forma de manter os olhos das pessoas em Deus. Devemos aproveitar todas as oportunidades que nos aproximam de Deus, da Sua Palavra e da Sua vontade.  

terça-feira, 29 de março de 2016

(Devocional) Que pode fazer o justo? - Sl. 11:1-3


Terça-feira, 29 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 11-155
Que pode fazer o justo?

“No Senhor confio; como dizeis, pois, à minha alma: Fugi para a vossa montanha, como pássaro? Porque eis que os ímpios armam o arco, põem as frechas na corda, para com elas atirarem, a ocultas, aos rectos de coração. Na verdade que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo?”
Salmo 11:1-3


David viveu uma grande parte da sua vida em fuga. Eram muito reais os perigos que ele teve de enfrentar. A cena que David descreve neste salmo, provavelmente aconteceu várias vezes. Alguém vinha e explicava-lhe os perigos que espreitavam à sua frente e o que ele deveria fazer para escapar aos mesmos. Aqui, David pára por momentos e reflecte. “Se eu digo que confio em Deus, porque tomo sobre mim todas as responsabilidades da vida?” Com este pensamento David não está a dizer que o crente tem uma passagem passiva pela vida, sempre esperando que sejam os céus a viver em seu lugar. No entanto, o pensamento mantém-se. Devemos, no contexto da vontade de Deus, dar com confiança os passos que Ele vai colocando à nossa frente. Mas, mesmo sendo nós a dar os passos, não somos nós os autores dos mesmos, nem estamos em controlo dos resultados que eles produzem. O perigo é pensarmos que, por termos dado determinado passo que produziu determinado resultado, fomos nós os autores da mudança verificada. Depois, tentamos por nós mesmos, dar os mesmos passos, certos que obteremos os mesmos resultados. Quando isso por vezes não acontece vamo-nos a baixo. Isso dá-se quando nos esquecemos da verdade quanto às nossas capacidades. “Que pode fazer o justo?”, pergunta David. Sem Deus, nada.

segunda-feira, 28 de março de 2016

(Devocional) A vossa eleição é de Deus - 1Ts. 1:2-5


Segunda-feira, 28 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Tessalonicenses 1-55
A vossa eleição é de Deus

“Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós nas nossas orações; Lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho de amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai; Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; Porque o nosso evangelho não foi a vós sòmente em palavras, mas, também, em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.”
I Tessalonicenses 1:2-5


O grande amor de Paulo pelos crentes das primeiras igrejas é bem visível nestas linhas iniciais da sua carta. O apóstolo começa por elogiar aquela igreja pelo bom testemunho que eles tinham de fé, obras de amor e paciência no Senhor. Todas as igrejas devem desejar um testemunho assim. As igrejas devem ser conhecidas pelo seu foco na obediência ao Senhor, pelo seu amor uns pelos outros e pela proclamação e viviência do evangelho. Mas os tessalonicenses não podiam perder de vista a fonte de todas as bênçãos que eles tinham alcançado e continuavam a usufruir. Não podemos viver como se a nossa salvação fosse uma conquista nossa. Não somos responsáveis pela fé, nem pelo arrependimento, nem pelo perdão e muito menos por quaisquer obras de justiça que tenhamos feito após o nosso novo nascimento. A nossa eleição é de Deus. Não foram as palavras de Paulo as responsáveis pela conversão daquele povo. Não temos em nós o poder de converter nem sequer uma alma. Se não fora pelo poder de Deus, pelo Seu Espírito Santo, em convencer do pecado, da justiça e do juízo, cada um daqueles crentes ainda estaria nos seus pecados. Cristo é, verdadeiramente, o autor e consumador da nossa fé. Esquecer isto, é começar um cristianismo sem Cristo. Isso era a última coisa que Paulo queria para estes crentes a quem tanto amava. Que seja para o nosso Deus toda a nossa gratidão e toda a honra pelo Seu grande poder de salvar.

domingo, 27 de março de 2016

(Devocional) Antes de ser tarde de mais - Pv. 22:6


Domingo, 27 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 21-255
Antes de ser tarde de mais

“Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Este versículo é aplicado mais frequentemente à educação dos filhos por parte dos pais e, com certeza, tem essa aplicação. No entanto, todos aqueles a quem são dadas responsabilidades de supervisão e educação de crianças, devem estar atentos aos seus ensinamentos. A educação de crianças é uma enorme responsabilidade. Quando uns pais colocam um filho no mundo, estão a dar origem a um ser eterno. Assim, o peso da respnsabilidade da educação é um peso eterno. A chave deste versículo é a ideia de tempo. A instrução deve ser dada no seu devido tempo. As lições necessárias para a vida adulta devem ser ensinadas cedo. É irresponsabilidade pensar que alguém tem de aprender sózinho as verdades da vida. Muitos pais deixam que os próprios filhos escolham seguir a Deus, ou não. Isso não deve ser objecto de escolha, deve ser objecto de instrução. As crianças devem aprender Quem Jesus é e convidadas a aceitá-Lo. As crianças devem ser ensinadas a ler a Bíblia, a ir à igreja e a testemunharem da sua fé. As crianças devem ser ensinadas a obedecer sem discutir e com a atitude correcta. Se estas lições forem aprendidas cedo, muitos desgostos futuros serão evitados. A Palavra deve ser ensnada como sendo a autoridade e todas as áreas da vida familiar devem estar saturadas da Palavra de Deus. Assim, estaremos a dar às nossas crianças as ferramentas que irão usar para o resto das suas vidas.