sábado, 24 de dezembro de 2016

(Devocional) Trinta moedas de prata - Zc. 11:4-14


Sábado, 24 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Zacarias 11-145
Trinta moedas de prata

“Assim diz o Senhor, meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança, Cujos possuidores as matam e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque hei enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas. Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor, mas eis que entregarei os homens, cada um na mão do seu companheiro e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da sua mão. E eu apascentarei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. E tomei para mim duas varas: a uma chamei Suavidade, e à outra chamei Laços; e apascentei as ovelhas. E destruí os três pastores, num mês, porque se angustiou deles a minha alma, e também a sua alma teve fastio de mim. E eu disse: Não vos apascentarei mais: o que morrer, morra; e o que for destruído, seja; e as que restarem comam, cada uma, a carne da sua companheira. E tomei a minha vara Suavidade e a quebrei, para desfazer o meu concerto, que tinha estabelecido com todos estes povos. E foi quebrada naquele dia; e conheceram assim os pobres do rebanho, que me aguardavam, que isto era palavra do Senhor. E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido, e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor pois me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor. Então quebrei a minha segunda vara Laços, para romper a irmandade entre Judá e Israel.”
Zacarias 11:4-14


É possível que a referência a três pastores nesta passagem seja uma forma de indicar os três tipos de liderança humana a que o povo do Senhor esteve sujeito. Israel esteve debaixo da influência de profetas, sacerdotes e reis. Todos eles falharam nas suas funções. Isto aconteceu quer porque os líderes deixaram de seguir a vontade do Senhor, ou porque o povo confiou demasiado em braços humanos e muito pouco no braço forte de Deus. Quando chegou a plenitude dos tempos, o verdadeiro pastor, aqui representado pela voz de Zacarias, apresentou-se à sua nação e foi prontamente rejeitado. Ele é aquele que consegue ser o pastor perfeito. Aquele que cumpre tudo aquilo em que os outros falham. A profecia aqui mencionada foi cumprida durante a primeira vinda do Messias e através das acções de Judas Iscariotes. A Salvador foi valorizado em trinta moedas de prata e as mesmas apenas foram suficientes para comprar a sepultura de um oleiro. Trinta medidas de prata era a indeminização que a lei mandava que se devia pagar ao dono de um escravo que fosse morto por acidente (Ex. 21:32). O Salvador do mundo foi avaliado como se fosse um escravo! E foi isso mesmo que Ele foi. Apresentou-se como servo para redimir com o seu sangue um povo para o Seu nome. Veio para os que eram seus, e os seus não o receberam. Ele não teve qualquer valor para aqueles que ele veio salvar. Que valor tem o Salvador para si?

Sem comentários:

Enviar um comentário