quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

(Devocional) Se tu estivesses aqui - Jo. 11:17-32


Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: João 11-15
Se tu estivesses aqui

“Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura
 (Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios). E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão. Ouvindo, pois, Marta, que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, também, sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há-de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te. Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele. (Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.) Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro, para chorar ali. Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”
João 11:17-32


É possível ter fé simples em que Jesus é o Salvador sem saber ainda tudo sobre Ele? Esta passagem parece indicar exactamente isso. Marta tinha já um conhecimento profundo. Ela sabia que um dia haveria uma ressurreição geral de toda a humanidade. No entanto, ela parecia não ter ainda colocado a hipótese de que Jesus poderia escolher ressuscitar a Lázaro ainda antes da ressurreição do último dia. Ela sabia que Jesus era o Cristo prometido, mas ainda não tinha bem presente que Ele era o próprio Deus que tinha escolhido fazer parte da história comum da humanidade. Maria, por sua vez, sabia que Jesus era aquele para quem ela tinha de ir quando Ele a chamasse. No entanto, ela não queria aceitar que fosse da vontade e conhecimento do Senhor que  Lázaro tivesse morrido. Na mente dela aquilo era algo que tinha acontecido porque Jesus não estava presente. Ela acreditava em Jesus, mas ainda tinha muito a aprender sobre a Sua perfeita soberania. Nem todas as coisas más acontecem fora da vontade de Deus. Nem todas as tragédias são para nosso mal. Pode ser que estejamos na mesma posição que estas irmãs. Aceitamos Jesus, com uma fé simples, como nosso Salvador mas ainda temos muito a aprender sobre o Seu poder e a Sua soberania. Deixemos de lado as distracções da vida e acolhamo-nos aos pés do Senhor. Ele tem muito para nos ensinar. Ganhamos sempre que passamos tempo com Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário