sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

(Devocional) O Senhor preparou o sacrifício - Sf. 1:7-13


5Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Sofonias 1-3
O Senhor preparou o sacrifício

“Cala-te diante do Senhor Jeová, porque o dia do Senhor está perto, porque o Senhor preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. E acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, hei-de castigar os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestidura estranha. Castigarei, também, naquele dia, todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e engano a casa dos seus senhores. E naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir uma voz de clamor, desde a porta do peixe, e um uivo, desde a segunda parte, e grande quebranto, desde os outeiros. Uivai, vós, moradores de Mactesh, porque todo o povo de Canaan está arruinado, todos os carregados de dinheiro são destruídos. E há-de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem, nem faz mal. Por isso, será saqueada a sua fazenda, e assoladas as suas casas: e edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o vinho.”
Sofonias 1:7-13


O povo da cidade de Jerusalém, e a sua liderança, tinha-se afastado de Deus de tal maneira que chegavam ao ponto de dize, “O Senhor não faz bem, nem faz mal.” Por outras palavras, eles estavam a dizer que o Deus de Israel era tão fraco que era incapaz quer de cumprir as suas promessas como de executar o Seu julgamento. Como estavam enganados! Estão igualmente enganados todos os que hoje recusam aceitar o poder de Deus e o Seu direito de ser o juiz de toda a terra. “O Senhor preparou o sacrifício”, ou seja, Judá estava preparada, pela sua desobediência e rejeição para ser sacrificada perante a perfeita justiça divina. O Senhor “santificou os seus convidados” significa que Babilónia tinha sido já preparada, ou separada (santificar significa separar) para ser o instrumento usado por Deus para executar o Seu julgamento. Depois temos nesta passagem uma pequena lista dos grandes pecados de Judá. Nos dias de hoje, quando nos deparamos com uma passagem assim precisamos de considerar que o Senhor continua a ser perfeita justiça e que todos os nossos pecados precisam de ser castigados. A ideia de um Deus que prepara Ele mesmo o sacrifício, ou seja, um Deus que não é ausente ou impotente, é uma ideia bíblica importante. Jesus apresenta-se à humanidade ou como sacrifício preparado para receber em nosso lugar o castigo do nosso pecado, ou como instrumento de execução da inevitável justiça divina. Como é que nos encontraremos com Cristo? Como Salvador, ou como Juiz?

Sem comentários:

Enviar um comentário