sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

(Devocional) Não por força - Zc. 4:1-10


Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Zacarias 1-55
Não por força

“E tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, E me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. Respondi e falei, ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? Então respondeu o anjo que falava comigo, e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu disse: Não, Senhor meu. E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó monte grande? diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra, com aclamações: Graça, graça a ela. E a palavra do Senhor veio de novo a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós. Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel: os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra.”
Zacarias 4:1-10


Nesta pasagem, é dada a Zacarias a visão de um castiçal de ouro, tal como havia no templo. O povo havia regressado do seu cativeiro e o templo estava ainda destuído. Esta visão deveria relembrar ao povo a importância de porem mãos à obra. Junto ao castiçal estava um “vaso de azeite” (v. 2). O azeite (ou óleo) é um elemento usado pelas Escrituras para simbolizar o Espírito Santo de Deus. Temos a responsabilidade de levar a luz de Deus para o mundo. Esta luz é alimentada pelo Espírito Santo de Deus. O profeta não entendeu o porquê da visão e perguntou, “Senhor meu, que é isto?” (v. 4). Deus diz-lhe, “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito.” (v. 6). Erramos quando pensamos que somos nós que fazemos a nossa vida. Iremos falhar se estivermos convencidos que depende de nós fazer as coisas que valem a pena. Deus diz-lhes aqui que a obra que eles tinham para fazer seria feita, não com os seus esforços, mas pela acção do Espírito Santo. É possível que olhemos para a nossa vida e vejamos coisas que precisam de ser mudadas. Podemos pensar que vai dar trabalho mudar essas coisas, que teremos de fazer um grande esforço. A verdade é que se entregarmos os nossos caminhos ao Senhor, Ele tudo fará (Sl. 37:5). Deus apenas espera que Lhe digamos, Pai só quero fazer o que tu queres que eu faça, ajuda-me. Duvidamos que Ele seja capaz?

Sem comentários:

Enviar um comentário