terça-feira, 13 de dezembro de 2016

(Devocional) Graça por graça - Jo. 1:15-18


Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: João 1-5
Graça por graça

“João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos, também, da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém; O Filho unigénito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.”
João 1:15-18


Muito é dito sobre Jesus nestes quatro versículos. Em primeiro lugar vemos como João Baptista estava convencido da eternidade de Jesus. Apesar de na sua encarnação, Jesus ter nascido seis meses depois de João, este não hesita em dizer que Jesus é quem veio primeiro. Jesus Cristo, o Salvador, é o Todo Poderoso Deus. Por Jesus, Deus entra na história da Sua criação. O Criador torna-se uma das Suas criaturas. Jesus é a única forma possível de a humanidade poder entender e apropriar Deus. Por isso é que Jesus não é apenas um dos muitos caminhos para Deus. Jesus Cristo é o único caminho e a única porta. Porque isso é verdade, também é verdade que em Cristo encontramos disponível toda a graça de Deus. Se a lei que veio por Moisés for tida em conta, nenhum ser humano poderá entrar na presença de Deus. A lei é perfeita e exige uma justiça perfeita. Isso faz sentido, pois o Deus de quem ela provém é perfeito em todas as coisas. Apenas o Deus perfeito pode cumprir a Sua lei. E é precisamente isso que Jesus fez. Ele cumpriu de forma perfeita toda a lei e oferece essa sua justiça, de forma gratuita, a uma humanidade que nunca fez (como poderia?) nada para o merecer. Todos podemos receber da plenitude de Cristo. Jesus pode tornar-se completamente no nosso Salvador e Senhor. A vida cristã começa e manifesta-se pela fé.  

Sem comentários:

Enviar um comentário