sábado, 10 de dezembro de 2016

(Devocional) Graça ou dissolução - Jd. 1:3-7


Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Judas 1
Graça ou dissolução?

“Amados, procurando eu escrever-vos, com toda a diligência, acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos; Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egipto, destruiu depois os que não creram; E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas, até ao juízo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.”
Judas 1:3-7


Esta passagem começa por nos ensinar um pouco acerca de como a Bíblia foi escrita. A intenção de Judas era escrever sobre a salvação, mas foi levado a escrever sobre batalhar pela fé. Neste sentido, fé é o conjunto dos ensinamentos recebidos. A Bíblia é um livro sempre actual. Assim, a doutrina não é algo que evolua. A doutrina é algo que recebemos e que temos de defender activamente. A razão porque temos de batalhar pela fé é que existem alguns que insistem em ensinar e praticar coisas contrárias à fé que recebemos. Estes falsos ensinamentos já existiam nos tempos em que esta carta estava a ser escrita e, certamente existem hoje também. Judas dá o exemplo de alguns que transformavam em dissolução a graça de Deus (v. 4). A graça de Deus é algo maravilhoso. Pela graça recebemos das mãos amorosas do Pai bênçãos que não merecemos. Alguns estavam a aproveitar a graça de Deus como desculpa para fazer o que era errado. Judas aproveita para dar o exemplo dos judeus, saídos do Egipto, e dos anjos que desobedeceram a Deus. Apesar de serem parte do povo de Deus, ou do Seu exército celestial, Deus ainda assim castigou duramente o pecado cometido. A graça de Deus não se pode tornar numa desculpa para desobedecer à Sua Palavra. Também é dado o exemplo de Sodoma e Gomorra, cidades envolvidas com o pecado da homossexualidade. Também estes pensavam que Deus era bom de mais para castigar o pecado. Apreciemos, em obediência e temor, a graça do nosso Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário