quinta-feira, 22 de setembro de 2016

(Devocional) Pequenos grandes eventos - 1Re. 1:11-31


Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Reis 1-55
Pequenos grandes eventos

“Então falou Natan a Batseba, mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que Adonias, filho de Hagith, reina? e que nosso senhor David não o sabe? Vem, pois, agora, e deixa-me dar-te um conselho, para que salves a tua vida, e a de Salomão, teu filho. Vai, e entra ao rei David, e dize-lhe: Não juraste tu, rei, senhor meu, à tua serva, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono? Por que, pois, reina Adonias? Eis que, estando tu ainda aí falando com o rei, eu, também, entrarei depois de ti, e acabarei as tuas palavras. E entrou Batseba ao rei na recâmara; e o rei era mui velho; e Abisag, a sunamita, servia ao rei. E Batseba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei: e disse o rei: Que tens? E ela lhe disse: Senhor meu, tu juraste à tua serva, pelo Senhor, teu Deus, dizendo: Salomão, teu filho, reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono. E agora, eis que Adonias reina; e agora, ó rei, meu senhor, tu não o sabes. E matou vacas, e bestas cevadas, e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e a Abiatar, o sacerdote, e a Joab, general do exército, mas a teu servo Salomão não convidou. Porém, ó rei, meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti, para que lhes declares quem se assentará sobre o trono do rei, meu senhor, depois dele. De outro modo sucederá que, quando o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e Salomão, meu filho, seremos os pecantes. E, estando ela ainda falando com o rei, eis que entrou o profeta Natan. E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis ali está o profeta Natan. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante do rei, com o rosto em terra. E disse Natan: Ó rei, meu senhor, disseste tu: Adonias reinará depois de mim, e ele se assentará sobre o meu trono? Porque hoje desceu, e matou vacas, e bestas cevadas, e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e aos capitães do exército, e a Abiatar, o sacerdote, e eis que estão comendo e bebendo perante ele; e dizem: Viva o rei Adonias! Porém a mim, sendo eu teu servo, e a Zadoc, o sacerdote, e a Benaia, filho de Joiada, e a Salomão, teu servo, não convidou. Foi feito isto da parte do rei, meu senhor? e não fizeste saber a teu servo quem se assentaria no trono do rei, meu senhor, depois dele? E respondeu o rei David, e disse: Chamai-me a Batseba. E ela entrou à presença do rei; e estava em pé, diante do rei. Então jurou o rei e disse: Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia, Que, como te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará, depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje. Então Batseba se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei David, meu senhor, para sempre!”
I Reis 1:11-31


Este início do primeiro Livro dos Reis descreve para nós os eventos que levaram Salomão a ser declarado rei de Israel. Salomão era filho de David com Batseba, a que havia sido esposa de Urias. O relacionamento entre David e Batseba não havia começado bem. David cobiçou-a mesmo sabendo que era esposa de outro homem e, depois de adulterar com ela, trata para que o esposo morra em batalha. O facto que o grande rei Salomão, o mais sábio de sempre, ter saído deste relacionamento é interessante. Isto ensina-nos que Deus consegue pegar em qualquer vida e em qualquer situação e usá-las para bem. Deus não rejeita o coração quebrantado e arrependido. O inimigo por vezes segreda-nos ao ouvido que somos inúteis. Deus consegue usar qualquer um. Deus quer usá-lo a si! A situação descrita nesta passagem pode parecer mais uma conspiração palaciana. Adonias queria reinar após David. No entanto, a vontade de Deus era que Salomão fosse rei. A história do mundo está cheia de conspirações deste género. O que aprendemos aqui é aquilo que é também ensinado no Novo Testamento. Não existe governante sobre povo algum que não esteja no seu lugar com a permissão soberana de Deus. Assim, os eventos da história ao nosso redor, estão ordenados para servirem aos propósitos divinos. Mesmo os eventos mais insignificantes para nós ocupam lugares importantes no panorama geral da humanidade. Não devemos chamar pequeno àquilo que pode ser usado por Deus. Coloque-Se à disposição do Rei. A sua vida pode ser usada por Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário