sexta-feira, 23 de setembro de 2016

(Devocional) As marcas do Senhor Jesus - Gl. 6:11-18


Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Gálatas 65
As marcas do Senhor Jesus

“Vede, com que grandes letras vos escrevi, pelo meu punho. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, sòmente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, o ser uma nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles, e sobre o Israel de Deus. Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Ámen.”
Gálatas 6:11-18

Haviam judeus que simpatizavam com a mensagem cristã, mas que temiam serem postos de lado pelos outros judeus, que não aceitavam Jesus como Messias e Senhor. Assim, chegaram à conclusão que deviam pedir aos gentios que fossem sendo salvos que se circuncidassem e guardassem os pontos mais visíveis do judaísmo. Desse modo, evitavam as críticas e perseguições das facções mais ortodoxas de judeus. Ou seja, estes “cristãos” queriam manter a face diante dos homens. O problema é que, para o fazerem, estavam a ir contra a vontade de Deus. Neste caso, a vontade de Deus ia fazer com que eles fossem desprezados. Em termos práticos, eles seriam vistos como estando a virar costas às suas famílias e às tradições dos seus antepassados. Paulo diz-nos que também ele quer ter motivos para se gloriar. No entanto, onde alguns se gloriam nas coisas deste mundo, em como devem agradar-se uns aos outros, Paulo queria gloriar-se apenas na cruz de Cristo. Esta escolha teve as suas consequências até na vida física de Paulo. Ele foi alvo de brutais tribulações, mas as considerava nada se elas o pudessem fazer ainda mais útil para a vontade de Deus. Devemos considerar-nos mortos para nós mesmos, crucificados com Cristo, para que a vida do Senhor possa resplandecer cada vez mais em nós. De que é que serve ter boa reputação para com os descrentes, se estamos mortos em Cristo? Nunca, se essa reputação for ganha à custa da vontade de Deus. Ele vive! Toda a glória seja reservada a Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário