terça-feira, 2 de agosto de 2016

(Devocional) Vale sempre a pena - Jr. 36:1-8


Terça-feira, 2 de Agosto de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 36-405
Vale sempre a pena

“Sucedeu, pois, no ano quarto de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje. Ouvirão, talvez, os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes: para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado. Então Jeremias chamou a Baruch, filho de Nerias; e escreveu Baruch, da boca de Jeremias, todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha revelado, no rolo de um livro. E Jeremias deu ordem a Baruch, dizendo: Eu estou encerrado: não posso entrar na casa do Senhor. Entra, pois, tu, e lê pelo rolo, que escreveste da minha boca, as palavras do Senhor, aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também aos ouvidos de todo o Judá, que vem das suas cidades, as lerás. Pode ser que caia a sua súplica diante do Senhor, e se converta cada um do seu mau caminho: porque grande é a ira e o furor que o Senhor tem manifestado contra este povo. E fez Baruch, filho de Nerias, conforme tudo quanto lhe havia ordenado Jeremias, o profeta, lendo naquele livro as palavras do Senhor na casa do Senhor.”
Jeremias 36:1-8


Deus mandou Jeremias escrever as palavras que Ele tinha dado. Esta ordem é importantíssima. Temos aqui, pela boca do próprio Deus, um atestado à importância da Palavra escrita. Cada palavra nas nossas Bíblias foi dada por inspiração de Deus e é de importância fundamental para as nossas vidas. Porque Jeremias se encontrava preso pela sua fidelidade a Deus, ele pediu a Baruque para ser o seu secretário quer no registo como na pregação da Palavra. É muito interessante vermos a tarefa que de que Baruque foi incumbido. Ele deveria levar o rolo até ao templo e ler as palavras escritas de Deus. Jeremias estava preso, por isso não podia levar, em pessoa, a Palavra de Deus, mas ela continuava disponível a todos, na sua forma escrita. A mesma forma que temos hoje. Baruque deveria ler a Palavra porque podia ser que alguém escutasse, se arrependesse e se convertesse ao Deus de amor que lhes dava mais aquela oportunidade. Colocamos frequentemente demasiada importância nos métodos ou nos talentos individuais de determinados pregadores. O que Deus quer usar para convencer é a Sua própria Palavra e, pelo Seu Espírito, convencer os homens do pecado, da justiça e do juízo. Assim, o que Paulo chama “a loucura da pregação” continua a ser o melhor método para alcançar as almas para Cristo. A Bíblia diz-nos que Baruque obedeceu em tudo às instruções de Jeremias. Precisamos de mais crentes dispostos a obedecer apesar das lógicas de mercado e resultados. Vale sempre a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário