quinta-feira, 18 de agosto de 2016

(Devocional) Quando a obediência é sacrifício - 1Sm. 16:1-5


Quinta-feira, 18 de Agosto de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Samuel 16-205
Quando a obediência é sacrifício

“Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque de entre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas nas tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás a Jessé ao sacrifício: e eu te farei saber o que hás-de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém: então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda? E disse ele: É de paz; vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.”
I Samuel 16:1-5


Samuel ainda tinha lealdade para com Saúl (v. 1). Apesar das oportunidades que teve de caminhar próximo de Deus, Saúl desobedeceu repetidamente. Para além disso, após cada trágico desvio, foi-lhe dada oportunidade de arrependimento. Saúl preferiu continuar nos seus caminhos de iniquidade do que escutar a voz de um Deus de amor. Por isso mesmo, Deus o tinha rejeitado e já tinha outro rei para o substituir, no seu devido tempo. Podemos esconder-nos de toda a gente, menos de Deus. Conhecendo o coração de Samuel, Deus reconhece que ele ainda tinha lealdade e esperança para com Saúl. O ensinamento é que, por vezes, precisamos de abrir mão de um sonho, de uma esperança, para abraçarmos a vontade de Deus. Assim, Deus dá a Samuel instruções para ir a Belém ungir o novo rei. No v. 2, Samuel esboça uma tentativa de desculpa. Talvez ele não tenha de ir a Belém. Talvez ainda haja esperança para Saúl. Ele nunca iria conseguir ir naquela missão. O rei iria desconfiar. Aprendemos, no entanto, que Deus já tinha pensado no assunto. Deus sempre nos dá tudo o que precisamos para obedecer. Assim sendo, mesmo sendo-lhe difícil, Samuel obedeceu ao Senhor (v. 4). Temos muito a aprender com o seu exemplo. Não devemos obedecer apenas quando gostamos do mandamento. A obediência de Samuel neste caso era, para ele, um sacrifício (v. 5). Quando assim é, temos uma grande oportunidade de oferecer o nosso sacrifício para a glória de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário