segunda-feira, 8 de agosto de 2016

(Devocional) Problemas de memória - Jr. 44:1-14


Segunda-feira, 8 de Agosto de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 41-455
Problemas de memória

“A palavra que veio a Jeremias, acerca de todos os judeus, habitantes da terra do Egipto, que habitavam em Migdol, e em Tápanes, e em Nof, e na terra de Patros, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vós vistes todo o mal que fiz cair sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá: e eis que elas são hoje um deserto, e ninguém habita nelas; Por causa da sua maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso e servir a deuses estranhos, que eles nunca conheceram, eles, vós, e vossos pais. E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora não façais esta coisa abominável que aborreço. Mas eles não deram ouvidos, nem inclinaram a sua orelha, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a deuses estranhos. Derramou-se, pois, a minha indignação, e a minha ira, e acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e elas tornaram-se em deserto e em assolação, como hoje se vê. Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra as vossas almas, para desarreigardes ao homem e à mulher, à criança e ao que mama, do meio de Judá, a fim de não deixardes ali resto algum; Irando-me com as obras de vossas mãos, queimando incenso a deuses estranhos na terra do Egipto, aonde vós entrastes para lá peregrinardes: para que a vós mesmos vos desarreigueis, e para que sirvais de maldição, de opróbrio, entre todas as nações da terra? Esquecestes já as maldades de vossos pais, e as maldades dos reis de Judá, e as maldades das suas mulheres, e as vossas maldades, e as maldades das vossas mulheres, que cometeram na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém? Não se humilharam até ao dia de hoje, nem temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal, e para desarreigar a todo o Judá. E tomarei o resto de Judá, que pôs o seu rosto para entrar na terra do Egipto, a fim de lá peregrinar, e ele será todo consumido na terra do Egipto; cairá à espada, e de fome morrerá; consumir-se-ão, desde o menor até ao maior; à espada e à fome morrerão: e serão uma execração, e um espanto, e uma maldição, e um opróbrio. Porque visitarei os que habitam na terra do Egipto, como visitei Jerusalém, com a espada, com a fome e com a peste. De maneira que não haverá quem escape, e fique da parte remanescente de Judá, que entrou na terra do Egipto, a fim de lá peregrinar, para tornar à terra de Judá, à qual era grande desejo da sua alma voltar, e habitar lá; mas não tornarão senão os que escaparem.”
Jeremias 44:1-14


Devido às invasões e deportações babilónicas, muitos judeus tinham fugido e se instalado no Egipto. Naquele país, que estava a voltar a ganhar força e importância militar, os judeus sentiam-se seguros e não demonstravam vontade de voltar para a terra prometida. Aliás, o que eles gostavam do Egipto era precisamente da liberdade e segurança para continuarem a adorar os falsos deuses acerca dos quais Deus os tinha avisado. O profeta gasta algum tempo nesta passagem a lembrá-los de tudo o que tinha acontecido. Ele fala-lhes da desobediência, dos repetidos avisos para arrependimento, das profecias que haviam sido completamente cumpridas e da destruição que eles tinham visto como consequência da desobediência. Ou seja, o povo de Israel sofria de um grave caso de amnésia. Também nós, se não tivermos cuidado, esquecemo-nos dos avisos da Palavra, de como estamos bem nas mãos do Pai e de quão negras podem ser as consequências do pecado. Se não nos lembrarmos de lembrar, podemos começar a imaginar o pecado como algo atraente e sem consequências. Isso irá fazer com que pensemos serem inofensivos os passos para longe de Deus. Cuidado com a falta de memória. Estarem no Egipto em vez de na terra que o Senhor tinha preparado para eles era um grave erro contra Deus e contra eles mesmos (v. 7). A melhor forma de não nos esquecermos é mantermos as verdades eternas diante de nós. Não desista de se lembrar de Quem Deus é e do que Ele lhe pede. 

Sem comentários:

Enviar um comentário