quarta-feira, 10 de agosto de 2016

(Devocional) Lei e pecado - Rm. 7:7-14


Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016
Leitura Bíblica Diária: Romanos 6-10
Lei e pecado

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência, porquanto, sem a lei, estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; E o mandamento, que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo, tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte, pelo bem, a fim de que, pelo mandamento, o pecado se fizesse excessivamente maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.”
Romanos 7:7-14


Existe um relacionamento muito próximo entre a lei e o pecado e entre este e a morte. Entendamos a morte no seu sentido absoluto como separação entre o homem e o Deus que o criou. Porque estão relacionados, o apóstolo sente a necessidade de clarificar que não se tratam da mesma coisa. A lei revela o pecado, mas a lei, dada por Deus, não é pecado. Acreditar nisso é acusar Deus de ser o autor do nosso pecado. Pela lei eu tomo consciência da extensão do meu afastamento de Deus. Será que se não houvesse conhecimento da lei, não haveria morte em nós? Se isso é verdade, então a lei, dada por Deus, é a origem do nosso afastamento de Deus. Mas esta questão não se coloca. Apesar de todos sermos julgados pela lei de Deus, e de todos, nela, sermos declarados culpados, não é a lei a causa do nosso pecado. O pecado faz parte da natureza de todos os filhos de Adão. Ele já está presente. Quando confrontados com a lei perfeita de Deus, o pecado em nós reage violentamente. Isso é injusto? Não! Faz parte do plano amoroso de Deus para nos levar a Cristo. Ao colocar sob a luz potente da lei a nossa condição desesperada, o Criador dá-nos a oportunidade de corrermos para a solução. É impossível, portanto, que a lei seja injusta. Como pode ser mau aquilo que nos conduz a Cristo?

Sem comentários:

Enviar um comentário