quarta-feira, 20 de julho de 2016

(Devocional) Dois cestos de figos - Jr. 24:1-10


Quarta-feira, 20 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 21-255
Dois cestos de figos

“Fez-me o Senhor ver, e vi dois cestos de figos, postos diante do templo do Senhor, depois que Nabucodonosor, rei de Babilónia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a Babilónia. Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos: mas o outro cesto tinha figos muito maus, que não se podiam comer, de maus que eram. E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons, e os maus, muito maus, que não se podem comer, de maus que são. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro, e que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para seu bem. Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei. E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim, de todo o seu coração. E como os figos maus, que se não podem comer, de maus que são (porque assim diz o Senhor), assim entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém, que ficou de resto nesta terra, e os que habitam na terra do Egipto. Eu os entregarei para que sejam um terror, um mal para todos os reinos da terra, um opróbrio e provérbio, um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde os arrojei. E enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais.”
Jeremias 24:1-10


Desta vez a ilustração é dada directamente por Deus para chamar a atenção do profeta. Aqueles em posições de liderança no ministério de Cristo, devem também ter olhos para ver e ouvidos para escutar. É fácil habituarmo-nos a falar das coisas de Deus e nos esquecermos que Ele tem coisas para falar ao nosso coração também. Nesta ocasião, Deus mostra ao profeta que aqueles que foram levados para o cativeiro da Babilónia são os figos bons. Ou seja, aqueles que foram deportados estão numa melhor situação do que aqueles que ficaram. Saibamos escutar a lição deste pensamento. O pior que nos pode acontecer, se mantivermos os nossos olhos em Deus, pode ser usado por Ele para nosso bem e para a Sua glória. Em segundo lugar, mesmo aqueles que são comparados com os figos bons, apenas se tornam bons depois de Deus lhes dar um novo coração. Para o povo, principalmente aqueles no cativeiro, tratam-se de excelentes promessas de salvação. Em Deus sempre existem promessas de salvação. Não há ninguém que esteja fora do alcance do amor de Deus, nem na longínqua Babilónia, nem no mais profundo poço do pecado. Ao mesmo tempo que Deus anuncia a Sua salvação, também diz que haveriam aqueles, tal como Zedequias, que recusariam arrepender-se e que encontrariam um fim de perdição. Sejamos realistas, mesmo confrontados com o amor de Deus, muitos preferem continuar nos seus pecados. Se você já encontrou salvação, viva em gratidão e encontre nela a força para continuar a testemunhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário