quinta-feira, 9 de junho de 2016

(Devocional) Quem amou primeiro? - Is. 50:1-3


Quinta-feira, 9 de Junho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Isaías 46-50
Quem amou primeiro?

“Assim diz o Senhor: Onde está o libelo de divórcio da vossa mãe, pelo qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? eis que por vossas maldades, fostes vendidos, e por vossas prevaricações, vossa mãe foi repudiada. Por que razão vim eu, e ninguém apareceu? chamei, e ninguém respondeu? Tanto se encolheu a minha mão, que já não possa remir? ou não há mais força em mim para livrar? eis que, com a minha repreensão, faço secar o mar, torno os rios em deserto, até que cheirem mal os seus peixes, pois não têm água e morrem de sede. Eu visto os céus de negridão, e pôr-lhes-ei um saco por sua cobertura.”
Isaías 50:1-3


Na Bíblia temos tantas passagens assim. O próprio Deus, dirigindo-Se aos homens em discurso directo, usando a pena do profeta. Nesta passagem Deus trata de dois assuntos. O primeiro é o facto de o homem, apesar de ter sido criado para viver em comunhão com Ele, estar, por natureza afastado de Deus. A Bíblia é clara ao nos ensinar que quem ainda se não arrependeu e depositou a sua fé em Cristo, não só está afastado de Deus, como é inimigo de Deus. Este afastamento não teve origem em Deus. São os pecados dos homens que fazem separação entre a humanidade e Deus (v. 1). Se Deus não tomou a iniciativa no afastamento, tomou a iniciativa da pacificação e reconciliação. Enviou o Seu próprio Filho para que fosse possível fazer a paz entre homens e Deus. Entramos, assim, no segundo assunto. É o tema da falha dos homens em reconhecerem Deus como sua única esperança. Se a iniciativa de reconciliação partiu do próprio Deus, seria de esperar que todos buscassem esta oportunidade de redenção. Quem melhor para salvar do que o Deus, Criador e Sustentador de todas as coisas? Quando as pessoas buscam outros caminhos de salvação estão a dizer que não acreditam que Deus tem o poder suficiente para as salvar (v. 2). Quando as pessoas tentam salvar-se através das boas obras, estão a dizer que conseguem fazer melhor do que Cristo. Deus chama-nos nos abandonarmos nos Seus braços amorosos. Este é o começo e a chave para a nova vida que Ele tem para nós.  

Sem comentários:

Enviar um comentário