sexta-feira, 24 de junho de 2016

(Devocional) O ano aceitável do Senhor - Is. 61:1-3


Sexta-feira, 24 de Junho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Isaías 61-655
O ano aceitável do Senhor
O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura da prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar, acerca dos tristes de Sião, que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.”
Isaías 61:1-3


Esta é uma passagem especial. Num dia de sábado, em que encontramos Jesus na sinagoga como lhe era habitual, Jesus leu esta passagem e disse a todos os presents que naquele momento a profecia de Isaías tinha sido cumprida (Lc. 4:16-21). Assim, sabemos que é Jesus quem profere estas palavras. É interessante que quando Jesus lê o texto, Ele pára nas palavras “ano aceitável do Senhor” e não lê quando o texto menciona o “dia da vingança do nosso Deus”. Jesus faz isto pois estas duas expressões referem-se a duas épocas diferentes. Ali em Nazaré, Jesus estava a cumprir a primeira parte da profecia. Um dia, Ele voltará para cumprir a sua segunda parte. Nesse dia, será tarde de mais para todos os que tiverem adiado ou rejeitado receber o que Deus neles podia realizar. Hoje vivemos no “ano aceitável do Senhor”. O convite de Deus está feito, a obra da salvação foi realizada (lembram-se quando Jesus proclamou “está consumado”?), e os braços do Pai estão abertos. A mensagem da salvação tem sido pregada, de diversas formas, repetidamente, e pelos quatro cantos da terra. Pecadores de todas as raças e tribos e povos e nações têm atendido à chamada e sido salvos pelo poder da graça de Deus. Outros estão agora a receber mais uma oportunidade (não é maravilhoso o nosso Deus?). Alguns vão responder afirmativamente à voz de convite, outros irão rejeitar. Em ambas as situações, o Senhor será glorificado. Sem dúvida alguma vivemos no “ano aceitável do Senhor”!

Sem comentários:

Enviar um comentário