domingo, 5 de junho de 2016

(Devocional) Eu te esforço e te ajudo - Is. 41:10-20


Domingo, 5 de Junho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Isaías 41-45
Eu te esforço e te ajudo

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a dextra da minha justiça. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti: tornar-se-ão nada, e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Não temas, ó bichinho de Jacob, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel. Eis que te preparei trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a folhelho. Tu os padejarás e o vento os levará, e o tufão os espalhará; mas tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede: mas eu, o Senhor, os ouvirei; eu, o Deus de Israel, os não desampararei. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales: tornarei o deserto em tanques de águas, e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a árvore de sita, e a murta, e a oliveira: conjuntamente porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo: Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.”
Isaías 41:10-20


Nestes versículos, o Senhor lembra o seu povo, confortando-os, de que ele é um Deus que cuida daqueles que são seus e não desampara os necessitados. Enquanto que os falsos deuses da terra precisam de quem os sirva e cuide deles, o Deus verdadeiro, o Deus de Israel, Ele mesmo cuida dos seus. Que diferença! Precisamos frequentemente de voltar às verdades aqui expressas. Somos temerosos por natureza. Confiamos demasiado nas nossas próprias capacidades e demasiadas vezes somos confrontados com as nossas imperfeições e incapacidades. Que bom saber que a mão que sustenta o universo, é a mão que me sustenta a mim! A forma como Deus cuida dos seus serve para testemunho da sua pessoa e para a glória do seu nome. Que todos possam ver que vem de Deus a força que nos sustenta. A forma como o mundo natural está organizado traz glória ao Senhor. Se a isto eu juntar a minha voz de gratidão, para além de contribuir para a justa glória do Criador (que privilégio!), limito-me a ocupar o meu devido lugar de criatura no sistema no qual fui sabiamente colocado. Que eu não seja daqueles que são ajudados sem nunca reconhecerem aqueles que o ajudam. Da próxima vez que eu temer, ou me parecerem fraquejar as forças, que eu possa encontrar nestas palavras de amor exactamente o que preciso para continuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário