quinta-feira, 16 de junho de 2016

(Devocional) Deus não rejeita o arrependido - Dt. 30:1-10




Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 26-30
Deus não rejeita o arrependido

“E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o Senhor, teu Deus; E te converteres ao Senhor, teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e os teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma; Então o Senhor, teu Deus, te fará voltar do teu cativeiro, e se apiedará de ti; e tornará a ajuntar-te de entre todas as nações, entre as quais te espalhou o Senhor, teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor, teu Deus, e te tomará dali; E o Senhor, teu Deus, te trará à terra que os teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que aos teus pais. E o Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração, e o coração da tua semente; para amares ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que vivas. E o Senhor, teu Deus, porá todas estas maldições sobre os teus inimigos e sobre os teus aborrecedores, que te perseguirem. Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; farás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. E o Senhor, teu Deus, te fará abundar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, para bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti, para bem, como se alegrou nos teus pais, Quando deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma.”
Deuteronómio 30:1-10


Ninguém é obrigado a desobedecer a Deus. Porém o Senhor, que é superior ao tempo, sabe exactamente quando é que alguém irá escolher desobedecer-Lhe. O v. 1, diz-nos que Deus já sabia que o povo não Lhe seria sempre fiel. Deus também sabia quais seriam as consequências do pecado do povo. Os judeus seriam tirados da terra da promessa porque o pecado é algo grave e sempre tem consequências. No entanto, uma das mais belas verdades sobre o nosso Deus é que Ele sempre perdoa e não rejeita o arrependido. A promessa é que sempre haverá perdão para aquele que se arrepender e confessar a Deus o seu pecado (v. 3). Que Deus maravilhoso! O poder do perdão de Deus (uma importante lição para nós) é tão forte, que Deus trata o arrependido como se a ofensa nunca tivesse acontecido. O Senhor tem promessas e bênçãos reservadas para o mais vil pecador que se arrependa. O v. 10, fala-nos um pouco do que o arrependimento é e de como ele se manifesta. O arrependimento começa no coração (o mesmo local onde o pecado se origina) e manifesta-se em obediência. Alguém não está arrependido apenas por se mostrar triste com a sua acção ou com as consequências destas. Alguém não está arrependido apenas por dizer que está. Alguém, claramente, não está arrependido quando as suas acções continuam a evidenciar rebelião e deslealdade. O arrependimento será visível na intenção de não pecar e na toma de passos de obediência. Para onde se dirigem os seus passos?

Sem comentários:

Enviar um comentário