terça-feira, 17 de maio de 2016

(Devocional) Quem subsistirá à tua vista? - Sl. 76:7-12


Terça-feira, 17 de Maio de 2016
Leitura Bíblica Diária: I João 1-55
Quem subsistirá à tua vista?

“Tu, tu és terrível; e quem subsistirá à tua vista, se te irares? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, Quando Deus se levantou para julgar, para livrar a todos os mansos da terra (Selah). Porque a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás. Fazei votos, e pagai ao Senhor, vosso Deus: tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é tremendo. Ele ceifará o espírito dos príncipes: é tremendo para com os reis da terra.”
Salmo 76:7-12


Não nos podemos esquecer que Deus é terrível na sua justiça e na sua equidade. A imagem de um Deus tão bom que se esquece das injustiças cometidas, é uma fantasia. Esse Deus não existe. É um ídolo feito com mãos humanas com a intenção de tentar resolver o problema da culpa, sem admitir a necessidade de justiça. O Deus verdadeiro é um Deus que não tolera o pecado. Assim, perante a ira justa de Deus por tudo o que vai contra à sua natureza de santidade, quem subsistirá? O texto fala-nos da cólera do homem. O ser humano é por natureza oposto a Deus e busca estabelecer a sua própria justiça. No entanto, a cólera do homem não pode nada contra a ira de Deus. Aqueles que se rendem ao Senhor, descobrem a sua cólera transformada em acções de louvor ao Criador. Na Sua misericórdia, Deus permite que a cólera do homem se restrinja e, assim, o homem busca ao Senhor e encontra paz e perdão. O poder deste mundo, aqui representado pelos seus príncipes e reis, também não subsiste diante da justiça de Deus. Muitos fazem da busca do poder o seu ídolo de estimação, o altar onde fazem os seus sacrifícios. Se esses não receberem o sacrifício feito em nome deles no Calvário, todo o seu poder na eternidade resume-se a nada. Incapazes de estabelecer a nossa própria justiça, alegremo-nos por Deus se ter feito justo e justificador de todos os que nele confiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário