sexta-feira, 20 de maio de 2016

(Devocional) Esqueceram-se - Sl. 78:9-39


Sexta-feira, 20 de Maio de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 78-80
Esqueceram-se

“Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, retrocederam no dia da peleja. Não guardaram o concerto de Deus, e recusaram andar na sua lei, E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver, Maravilhas que ele fez à vista dos seus pais na terra do Egipto, no campo de Zoan. Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como num montão. De dia, os guiou com uma nuvem, e toda a noite, com um clarão de fogo. Fendeu as penhas no deserto; e deu- lhes de beber como de grandes abismos. Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios. E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Poderá Deus, porventura, preparar- nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela; rebentaram ribeiros em abundância: poderá, também, dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo? Pelo que, o Senhor os ouviu, e se indignou: e acendeu um fogo contra Jacob, e furor, também, subiu contra Israel: Porquanto não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação, Posto que tivesse mandado às altas nuvens, e tivesse aberto as portas dos céus, E fizesse chover sobre eles o maná para comerem, e lhes tivesse dado do trigo do céu. Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida com abundância. Fez soprar o vento do oriente nos céus, e trouxe o sul com a sua força. E choveu sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar. E as fez cair no meio do seu arraial, ao redor das suas habitações. Então comeram e se fartaram bem; pois lhes satisfez o desejo. Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca, Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais fortes deles, e feriu os escolhidos de Israel. Com tudo isto, ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas. Pelo que, consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia. Pondo-os ele à morte, então o procuravam; e voltavam, e de madrugada buscavam a Deus. E lembravam-se de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor. Todavia, lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam, Porque o seu coração não era recto para com ele, nem foram fiéis ao seu concerto. Mas ele, que é misericordioso, perdoou a sua iniquidade, e não os destruiu; antes, muitas vezes desviou deles a sua cólera, e não deixou despertar toda a sua ira. Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta.”
Salmo 78:9-39


Aqui temos os falhanços militares de Efraim, que liderou o povo em batalha (vs. 9-11), a lembrança da poderosa libertação do povo da escravidão do Egipto (vs. 12-14), a fonte milagrosa de água no meio do deserto (vs. 15-16), a exigência que o povo fez a Deus, de forma mal agradecida, por pão e carne (vs. 17-22), a forma maravilhosa como o Senhor os proveu de maná do céu (vs. 23-25), e de carne com abundância (vs. 26-31), e enfim, a lembrança do pecado continuado de Deus e da misericórdia sem mácula do seu Deus (vs. 32-39). Temos nestes versículos uma lista das falhas do povo, mas também da graça e misericórdia de Deus. Não será este também um resumo da nossa história? De facto esta lista não está aqui para desenvolver em nós um sentimento de superioridade, pois o mesmo seria falso. Se o Senhor permitiu que estas coisas fossem registadas, foi para nosso aviso e instrução. Será que gostaríamos de ver nestas páginas, o registo das nossas falhas perante Deus? Mas, se não é para nos sentimos superiores, também não é para nos menorizar. A memória dos nossos erros, deve fazer-nos alegrar ainda mais no Deus da nossa salvação. Quanto mais pensamos de onde fomos resgatados, mais gratidão temos por quem nos resgatou. Em Cristo podemos confiar na misericórdia continuada do Senhor e assim evitar os buracos na estrada. Não nos esqueçamos de onde viemos, das vitórias já alcançadas e que o autor das nossas vitórias é também o nosso destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário