segunda-feira, 23 de maio de 2016

(Devocional) Ah, se me ouvisses! - Sl. 81:8-16


Segunda-feira, 23 de Maio de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 81-85
Ah, se me ouvisses!

“Ouve-me, povo meu, e eu te admoestarei: ah, Israel, se me ouvisses! Não haverá entre ti Deus alheio, nem te prostrarás ante um Deus estranho. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto: abre bem a tua boca, e ta encherei. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que, eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos. Ah! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao Senhor ter-se-lhe-iam sujeitado, e o tempo dele seria eterno. E eu o sustentaria com o trigo mais fino, e o saciaria com o mel saído da rocha.”
Salmo 81:8-16


É difícil entender o amor de Deus. Principalmente quando o colocamos ao lado dos seus outros atibutos, como a sua soberania, ou o seu imenso poder. Como são possíveis estas palavras de Deus? Que necessidade tem ele, que criou e sustenta todas as coisas, de ansiar desta forma pelo amor de Israel? No entanto ele não o faz por necessidade. Não podemos ver nestas palavras que ao Senhor façam falta a devocão e a atenção seja de quem for. O amor de Deus pelo seu povo faz com que ele pense no que poderia ter sido. Ele contempla o lugar em que eles estão e consegue ver onde eles poderiam estar. Em vez de escutarem a voz amorosa do Criador, preferiram entregar-se aos desejos do seu coração e seguir os seus próprios conselhos. O maior ladrão é seguramente o orgulho presente nos nossos corações. Por sermos orgulhosos, e recusarmos a mão que se-nos estende, perdemos as enormes bênçãos disponíveis na casa do tesouro do nosso Deus. O que fazer? Precisamos de admitir que em nós não habita bem algum. Isto vai contra todas a fibras do nosso ser, mas é a verdade. Aquilo que somos afasta-nos daquilo que fomos criados para ser. Se não aceitarmos ajuda exterior, seremos destruidos. Ainda bem que essa ajuda existe! Jesus viveu a humanidade de forma perfeita e agora pode resgatar a humanidade de si mesma. Ao aceitarmos Jesus, não apenas como Salvador, mas como Senhor sobre os nossos dias, asseguramo-nos que as palavras deste salmo não são acerca de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário