segunda-feira, 7 de março de 2016

(Devocional) A utilidade da sabedoria - Pv. 1:20-33


Segunda-feira, 7 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 1-5
A utilidade da sabedoria

“A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.”
Provérbios 1:20-33


Salomão, o autor de Provérbios, é o homem mais sábio que já viveu. A sua sabedoria é de confiança. Ela não é sabedoria humana. A sabedoria de Salomão veio de Deus. Este livro está cheio de instruções muito práticas acerca de como viver a vida. Provérbios é também um livro que nos fala sobre sabedoria. Nesta passagem encontramos em primeiro lugar que a sabedoria é algo que está à disposição de qualquer pessoa. Ela chama pelos homens e até busca os homens (vs. 1-2). Aprendemos que Deus quer dar este dom aos que Nele confiam. Ninguém precisa de se perder ou de ter medo do futuro (v. 26). No entanto, este é o destino dos que recusam ouvir a Deus. Deus é paciente. Durante algum tempo Ele mantém a Sua oferta de amor para com os homens. No entanto Deus não espera para sempre. O Seu dom de salvação e sabedoria deve ser aproveitado enquanto se pode achar (v. 28). Se alguém vive em incerteza, sem saber o que o futuro traz. Se alguém vive no medo do que se segue após a morte, então a sabedoria é a cura (v. 33). Muitos existem que, apesar de não o reconhecerem, não têm paz. Esses, procuram esquecer as suas incertezas ocupando-se com muitas actividades. Outros, preferem deixarem-se enganar com os erros do humanismo, ateísmo ou materialismo. É muito mais útil confiar no Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário