domingo, 20 de março de 2016

(Devocional) O cúmulo do orgulho - Pv. 18:1


Domingo, 20 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 16-20
O cúmulo do orgulho

“Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria.”
Provérbios 18:1


Quando aceitamos a salvação disponível em Cristo, a Bíblia diz que nascemos de novo (João 3). No entanto, até chegarmos à glória, continuaremos a viver na presença do pecado. Vivemos com uma carne que, por muito que deva ser mortificada, continua a exercer uma grande influência. Fomos libertos do seu domínio, mas temos de conviver com a sua influência. O orgulho, segundo alguns o maior dos pecados humanos, é um dos que manifesta mais sonoramente a sua influência. Este versículo alerta-nos para o facto que o orgulho, se não for submetido à Palavra de Deus, irá afastar-nos uns dos outros. Essa é a jogada final, quando nos convence que só nós é que estamos certos e que todos os outros estão errados. O orgulho não funciona bem em comunidade. Esta passagem fala de sabedoria e sabemos que a nossa fonte de sabedoria é a Palavra de Deus. No entanto, o orgulho não se dará por vencido com facilidade e tentar-nos-á convencer que a Palavra de Deus está ultrapassada, antiquada, fora de contacto com a realidade. Quando nos colocamos contra os que nos querem ensinar a Palavra de Deus, estamos a colocar-nos contra o Próprio Deus. Quando rejeitamos a Palavra de Deus, rejeitamos a Pessoa de Deus. Ao colocar-nos de parte, fazêmo-lo de forma ruidosa. As consequências não serão boas. Se nos separarmos da luz de Deus, ficamos em trevas. Não há nada que a nossa própria sabedoria possa fazer para nos impedir de cair nos buracos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário