sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

(Devocional) Para pior - 1Co. 11:17-22


Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Coríntios 11-155
Para pior

“Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões, e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, e, assim, um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes, porventura, casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, não vos louvo.”
I Coríntios 11:17-22


É Paulo que escreve aos Coríntios, mas através de Paulo, é o Espírito Santo que escreve a todos nós. Aqui vemos que Deus presta atenção à motivação que nos leva às reuniões da nossa igreja. Ou seja, Deus não se agrada quando vamos à igreja. Deus agrada-se quando vamos à igreja pela razão certa. Aqui temos um caso de uma igreja, a igreja de Corinto, cujas reuniões faziam mais mal do que bem. As divisões e dissensões naquela igreja fazia com que os seus membros piorassem de cada vez que iam à igreja. Estas palavras foram preservadas para nós mais para nosso bem do que para envergonhar os crentes de Corinto. A igreja local é a vontade de Deus para o crescimento de todos os crentes, para que a glória de Deus brilhe no mundo. Assim, todos os crentes precisam de vigiar a sua atitude e aproveitar todas as ferramentas ao seu dispor na igreja de que fazem parte. A Ceia do Senhor, memorial da morte de Jesus pelos nossos pecados, é uma oportunidade para mostrar ao mundo que pessoas diferentes podem ter uma comunhão íntima e verdadeira. A igreja é o último lugar no mundo onde deveriam acontecer divisões. Pode o corpo de Cristo estar dividido? O facto de as divisões serem o pior que pode acontecer a uma igreja fica provado quando Paulo diz que é preferível uma igreja ter heresia do que divisão. Aproveitemos o aviso e abandonemos aos pés da cruz todos os indícios de divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário