terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

(Devocional) Palavras insuficientes - Job 6:1-7


Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Job 6-105
Palavras insuficientes

“Então Job respondeu, e disse: Oh! se a minha mágoa rectamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança! Porque na verdade mais pesada seria do que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras têm sido inconsideradas. Porque as frechas do Todo-Poderoso estão em mim, e o seu ardente veneno o bebe o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim. Porventura zurrará o jumento montês junto à relva? Ou berrará o boi junto ao seu pasto? Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo? A minha alma recusa tocar em vossas palavras, pois são como a minha comida fastienta.”
Job 6:1-7


Todos podiam ver que era grave aquilo que estava a acontecer a Job. Os amigos tinham começado a oferecer explicações e soluções para os problemas de Job. Ele explica aqui que aquilo pelo qual está a passar é mais profundo do que eles pensam. Se a solução estivesse assim tão visível, então ele não estaria na condição em que estava. Podemos pensar nesta passagem nas suas duas perspectivas – a de Job e a dos seus amigos. Tal como Job, irão existir coisas que nos vão acontecer, para as quais não vamos ter explicação. Servir a Deus com fidelidade (ou com a nossa versão de fidelidade) não é garantia de termos as coisas à nossa maneira, ou de maneira que as entendemos a todas. Nos piores momentos precisamos de continuar a caminhar com o nosso Deus e deixar nas mãos Dele aquilo que não entendemos. Quando Ele nos providencia a solução, devemos aceitar o que Ele nos dá. Deus nos livre de sermos o jumento de que Job fala neste texto! Por vezes, tal como os amigos de Job, somos chamados a dar assistência a alguém que está em sofrimento. Existem certas fórmulas que são usadas como “resolve tudo”. Temos de ser realistas o suficiente para dar ajuda sem assumirmos que entendemos tudo e que temos a solução infalível. Certamente que podemos ajudar, principalmente quando nós mesmos já passámos pelo mesmo. No entanto, temos de ser humildes para entender que cada caso é único, porque cada ser humano é criação única de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário