sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

(Devocional) Estamos a prestar atenção? - Lc. 5:1-11


Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Lucas 2-5
Estamos a prestar atenção?

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genezareth; E viu estar dois barcos junto da praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhámos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito; E, de igual modo, também, de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas: de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.”
Lucas 5:1-11

Aqui vemos Jesus a iniciar o Seu ministério de anúncio da salvação disponível em Deus. Muitas pessoas haviam-se reunido para O ouvirem. Apertado pela multidão, Jesus pede emprestado o barco a Pedro e, afastando-o da costa, consegue o púlpito adequado para se dirigir à multidão. É um bom exemplo que nos é dado pelo Salvador. Não adianta falarmos se ninguém nos estiver a ouvir ou entender. Devemos usar as pessoas e os recursos à nossa volta como apoio para o nosso trabalho evangelístico. Como recompensa por ter usado o seu barco, Jesus auxilia Pedro a fazer uma grande pescaria (v. 6). A grande pesacaria, no entanto, só foi possível porque Pedro obedeceu à voz do Mestre. Mesmo duvidando, Pedro obedece. Nem todas as ordens que iremos receber do nosso Deus irão fazer sentido. Deus quer, em primeiro lugar, que estejamos dispostos a obedecer-Lhe. Percebendo que Jesus não era um mero homem e reconhecendo que Ele era Jeová feito carne, Pedro apercebe-se subitamente da sua imperfeição e iniquidade. Ele não merecia estar no mesmo local que o Senhor (v. 8). O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e quanto mais conhecemos a Deus, mais percebemos a nossa pequenez. Jesus aproveita para partilhar com os futuros apóstolos presentes qual seria a missão deles. A partir daquele momento, eles seriam pescadores de homens. Esse é, também, o nosso chamado. Ganhar almas é o maior privilégio que nos é dado por Deus. Deus não quer que ninguém se perca e quer usar-nos a nós no Seu esforço de amor.    5

Sem comentários:

Enviar um comentário