quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

(Devocional) Consoladores molestos - Job 16:1-5


Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Job 16-20
Consoladores molestos

“Então respondeu Job, e disse. Tenho ouvido muitas coisas como estas, todos vós sois consoladores molestos. Porventura não terão fim estas palavras de vento? Ou que te irrita, para assim responderes? Falaria eu, também, como vós falais, se a vossa alma estivesse em lugar da minha alma? Ou amontoaria palavras contra vós e menearia contra vós a minha cabeça? Antes, vos fortaleceria com a minha boca, e a consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.”
Job 16:1-5

Job não conseguia acreditar naquilo que ouvia. Os seus amigos, que tinham vindo de longe para o consolarem no seu momento de dor, estavam a gastar o seu tempo a insistir que era culpa de Job aquilo que ele estava a passar. O argumento deles (onde é que já ouvimos isto?) era que todos os que são fiéis garantem uma vida sem sofrimento. Será que eles pretendiam consolar Job com as suas palavras? Job diz-lhes que, se fossem eles a passar pelo mesmo, que ele jamais diria o mesmo que eles. Ainda bem que, na nossa dor, não estamos dependentes de consoladores humanos. Aquele que está em Cristo sabe bem que Deus é Pai de toda a consolação. Duas das mais preciosas verdades é que Deus é sempre bom e não há sofrimento sem propósito. A Bíblia ensina-nos que uma das causas do sofrimento pelo qual passamos, é precisamente podermos ajudar aqueles que passam pelo mesmo. Palavras de consolação de quem já passou pelo mesmo são escutadas com mais atenção. As palavras dos amigos de Job eram completamente inúteis. Na verdade, aqueles que são usados como consoladores sabem que muitas vezes nem precisam dizer nada. Mais vale um silêncio amigo do que muitas palavras vazias. Aquele não era o momento certo para buscar as causas dos problemas de Job. O que ele precisava era de palavras de ânimo e coragem. Que eu possa ser usado para ser consolador segundo a vontade de Deus. 

Sem comentários:

Enviar um comentário