quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

(Devocional) Vos anunciar o evangelho - Rm. 1:8-15


Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5
Vos anunciar o evangelho

“Primeiramente dou graças ao meu Deus, por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como, incessantemente, faço menção de vós, Pedindo sempre, nas minhas orações, que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; Isto é: para que, juntamente convosco, eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido), para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.”
Romanos 1:8-15


É óbvia nestas palavras de Paulo a vontade que ele tinha de ir a Roma. Tal desejo, no entanto, ainda não se tinha materializado. Apesar de Roma ser a mais importante cidade do mundo de então, o desejo de Paulo não era turisticamente motivado. O apóstolo vivia intensamente o chamado que tinha recebido do Senhor e toda a sua vida estava imersa na missão que tinha recebido directamente de Cristo. Vemos nestas palavras a humildade de Paulo. Ele era o grande apóstolo dos gentios e, mesmo assim, vemo-lo a elogiar a fé daqueles seguidores de Cristo. Ele admite que pretende vê-los pois quer receber deles encorajamento. Isto deve ser para nós um desafio. Devemos rodear-nos das pessoas que possam ajudar-nos a crescer na fé. A nossa carne irá exigir que nos rodeemos daqueles que nos façam sentir importantes. A luta contra a carne trava-se aqui também. Finalmente, Paulo revela que pretende ir a Roma para lhes anunciar o evangelho. Como assim? Não são cristãos nascidos de novo aqueles com quem ele fala? O facto de eles serem crentes significa que receberam a mensagem do evangelho nalgum ponto das suas vidas. Eles ainda precisam que se lhes anuncie o evangelho? Paulo pensa que sim. O evangelho é a mensagem de que Jesus é aquele que supre a nossa incapacidade. Sem que Cristo viva em nós não conseguimos viver a nova vida que recebemos. Precisamos de ser lembrados quer da nossa incapacidade como da suficiência de Cristo. Constantemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário