domingo, 24 de janeiro de 2016

(Devocional) Isso não se fez em qualquer canto - At. 26:24-32


Domingo, 24 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Actos 26-28
Isso não se fez em qualquer canto

“E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes, digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, excepto estas cadeias. E, dizendo ele isto, se levantou o rei, e o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados. E, apartando-se dali, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões. E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.”
Actos 26:24-32


A acção desta passagem é simples. Paulo tem mais uma oportunidade para testemunhar do seu Salvador. Tinha-se tornado comum chamar Paulo para que, com a desculpa de se tratar de um procedimento judicial, ouvi-lo ou mostrá-lo a convidados ilustres que por acaso por ali estivessem a passar. O apóstolo estava preso já há muito tempo e podíamos esperar algum cansaço na sua forma de falar. Nada disso. O testemunho de Paulo estava tão fresco e aguçado como no primeiro dia. Como era isso possível? Porque Paulo continuava a conviver, mesmo na cela da prisão, com o Salvador que tinha visto pela primeira vez no caminho para Damasco. Temos de olhar com atenção para o testemunho de Paulo. O mundo irá tentar cansar-nos com diferentes tipos de ataques, mas também com os mesmos ataques durante muito tempo. Paulo poderia ter tentado dizer o que eles queriam ouvir e assim aumentar as suas possibilidades de ser libertado. Paulo escolheu colocar a oportunidade de testemunhar de Cristo acima do seu conforto ou interesses pessoais. Temos aqui um exemplo a seguir. Tenho de me arrepender diante de Deus pelas oportunidades que eu tive em que escolhi ficar calado. Quanto mais habituado eu estiver a confessar este pecado a Deus, mais irei confiar nele quando a próxima porta de testemunho se abrir. Tenho também aqui um método para usar. A ressurreição é um evento incontornável. Precisamos de confrontar as pessoas com as consequências da ressurreição de Jesus. Esta é uma realidade visível a todos. “Isto não se fez em qualquer canto.”

Sem comentários:

Enviar um comentário