quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

(Devocional) Faça-se a vontade do Senhor - At. 21:8-14


Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-25
Faça-se a vontade do Senhor

“E, no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegámos a Cesareia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficámos com ele. E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter connosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogámos- lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? porque eu estou pronto, não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietámos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”
Actos 21:8-14


Paulo dirigia-se a Jerusalém. Porém esta não era a mesma cidade que Paulo tinha visitado da última vez. Os judeus, com ódio redobrado da mensagem cristã, estavam decididos a aniquilar o judeu (Paulo) que mais tinha feito para que essa mensagem se espalhasse. Horror dos horrores, Paulo era responsável pela plantação de igrejas onde cultuavam judeus e gentios, ao mesmo nível. Assim, Paulo estava mais do que consciente que esta não seria uma viagem fácil. Estava também convencido que aquela viagem era a vontade de Deus para a sua vida. Neste contexto, deve ter sido refrescante aquela visita a casa de Filipe, em Cesareia. Este era um dos sete que haviam sido escolhidos para servir na igreja em Jerusalém. Tinha seguido depois, como pregador e evangelista. Filipe tinha também uma família fiel a Deus. Numa altura em que a Palavra escrita de Deus ainda não estava completa, haviam aqueles que Deus usava para entregarem a sua palavra (esse dom cessou, já não é necessário). As filhas de Filipe eram assim usadas por Deus. Ainda em Casaria, chegou um profeta por nome de Ágabo. Este revelou que Paulo haveria de ser preso em Jerusalém. Os amigos de Paulo insistem para ele não fazer a viagem. No entanto, a visão apenas mostra o que iria acontecer. Deus não diz para ele não ir. Os cristãos ali reunidos aquietaram-se dizendo, “faça-se a vontade do Senhor.” Devemos estar dispostos a seguir o Senhor para onde Ele queira. Devemos aprender a ter paz na vontade perfeita de Deus. 

Sem comentários:

Enviar um comentário