segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

(Devocional) A boa mão de Deus sobre mim - Ne. 2:1-8


Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Neemias 1-5
A boa mão de Deus sobre mim

“Sucedeu, pois, no mês de Nisan, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu tomei o vinho, e o dei ao rei; porém nunca antes estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi muito em grande maneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros dos meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros dos meus pais, para que eu a edifique. Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores de além do rio, para que me dêem passagem até que chegue a Judá; Como, também, uma carta para Asaf, guarda do jardim do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, e para o muro da cidade, e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.”
Neemias 2:1-8


As responsabilidades de Neemias como copeiro do rei eram muito importantes. Estávamos numa altura em que os reis estavam constantemente em sobressalto com medo de serem assassinados por envenenamento. O facto de a preocupação de Neemias com o que se estava a passar em Jerusalém ter passado para o seu semblante podia ser um perigo para ele e foi motivo de preocupação para o rei. Afinal, Neemias mostrava-se visivelmente perturbado, sem que houvesse uma razão para tal. Neemias tinha aberto o seu coração diante de Deus em oração séria e dedicada. O motivo de oração era algo que estava completamente arredado das possibilidades de Neemias. A oração impossível, quando encontra de forma perfeita a vontade de Deus, torna-se na melhor das orações. É neste género de oração que é mais óbvio todo o poder de Deus, o Senhor do impossível. Deus usou precisamente a seriedade do período de oração, para mudar o semblante de Neemias de forma a este ser notado pelo rei. Depois das explicações de Neemias, Deus amoleceu o coração do rei para que este desse ao seu copeiro muito mais do que ele poderia algum dia imaginar. Neemias recebeu autorização e cartas do rei. Recebeu também todos os meios necessários para completar a obra que os inimigos do Senhor haviam interrompido. Quando oramos de acordo com a vontade de Deus, descobrimos, tal como Neemias, a maravilha de ter a boa mão de Deus sobre nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário