domingo, 31 de maio de 2015

(Devocional) A verdadeira voz de Deus - Is. 36:1-10


Domingo, 31 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Isaías 36-40
A verdadeira voz de Deus

“E ACONTECEU, no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaquerib, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortes de Judá, e as tomou. Então o rei da Assíria enviou Rabsaqué, desde Laquis a Jerusalém, ao rei Ezequias, com um grande exército; e ele parou junto ao cano do tanque mais alto, junto ao caminho do campo do lavandeiro. Então saiu a ele Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joah, filho de Asaf, o chanceler. E Rabsaqué lhes disse: Ora, dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta, que tu manifestas? Bem posso eu dizer: Teu conselho e poder para a guerra são apenas vãs palavras; em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas? Eis que confias naquele bordão de cana quebrada, a saber, no Egipto, que, se alguém se apoiar nele, lhe entrará pela mão, e lha furará: assim é Faraó, rei do Egipto, para com todos os que nele confiam. Mas, se me disseres: No Senhor, nosso Deus, confiamos, porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis? Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles. Como, não podendo tu voltar o rosto a um só príncipe dos mínimos servos do meu senhor, confias no Egipto, por causa dos carros e cavaleiros? E subi eu agora sem o Senhor contra esta terra, para destruí-la? O Senhor mesmo me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.”
Isaías 36:1-10


Senaquerib pretende fazer com que Judá se submeta ao controlo da Assíria. Senaquerib era um descrente que não via qualquer valor no Deus de Israel. Para ele Jeová era apenas mais uma divindade como aquelas que eram adoradas pelos outros povos que ele tinha conquistado. Como tal, ele não via qualquer valor no Deus de Israel. Assim, ele procura com este discurso destruir todos os argumentos que Ezequias possa ter usado publicamente para motivar o povo para este embate. Se eles confiavam no Egipto, deviam saber que o Egipto já não tinha a força que um dia tinha tido e que costumava prejudicar mais do que ajudar os que neles confiavam. Se eles confiavam na sua religião, Ezequias tinha mudado os hábitos religiosos do povo que antes se dedicava a actos de idolatria. Assim, o povo não podia confiar na sua religião pois tão já não podiam ir aos altos fazer sacrifícios aos ídolos. Se eles confiavam no número de soldados disponíveis, deviam saber que a Assíria tinha mais cavalos do que eles tinham soldados. Se eles confiavam no Deus vivo, esse mesmo Deus tinha dito a Senaqueribe para vir contra Jerusalém. Temos que saber em quem está a nossa confiança pois todos teremos que lidar com tempos difíceis. Não devemos confiar em homens, nem em hábitos religiosos. Não devemos confiar em métodos, nem naqueles que dizem ouvir a voz de Deus. A nossa confiança deve estar apenas no Senhor e devemos estar habituados a ouvir a Sua voz nas Escrituras.

sábado, 30 de maio de 2015

(Devocional) A verdade como escudo - Sl. 91:1-8


Sábado, 30 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 91-955
A verdade como escudo

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.”
Salmo 91:1-8


Muitos têm encontrado descanso e segurança nas palavras deste salmo. Mas muitos não entendem o que lêm. Deus não quer que usemos estas palavras como um amuleto que desperta em nós ondas de optimismo para que continuemos a viver como queremos. A confiança que temos em Deus não pode ser baseada em emoções e sentimentos que nós mesmo desenvolvemos. Deus é de confiança. Todos os que Nele se refugiam encontram descanso para as suas almas. Isso não está em causa. Mas lemos aqui que a verdade de Deus é o nosso escudo e broquel. Ambos são instrumentos de defesa pessoal que servem para proteger o soldado dos golpes de espada ou de lança. Os que querem viver para Deus irão estar sob ataque. Os piores ataques não virão de longe, sairão do nosso interior. Sem um conhecimento sempre crescente da verdade de Deus, não estaremos seguros quando esses ataques acontecerem. Jesus foi tentado no deserto pelo diabo. Jesus usou a Palavra de Deus para se defender de cada um dos ataques. A tentação, no caso de Cristo, teve a ver com as suas necessidades físicas e com o seu carácter interior. Meu amigo, as palavras deste salmo devem servir para nos animar e reforçar aquilo que estamos a aprender de Deus. Mas precisamos de estar a crescer em Deus. É indispensável que conheçamos a Sua verdade. Aí sim, não temeremos quando vierem os ataques e veremos as vitórias que o Senhor ganhará em nosso nome e para a Sua glória.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

(Devocional) Atenta que os guardes - Dt. 6:1-3


Sexta-feira, 29 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 6-10
Atenta que os guardes

“ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos, que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; Para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho do teu filho, todos os dias da tua vida, e que os teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor, Deus dos teus pais, na terra que mana leite e mel.”
Deuteronómio 6:1-3


Moisés e o povo estavam a receber a lei de Deus pela primeira vez. Para eles era tudo novo. Eles caminhavam numa nova terra, tinham novos objectivos de vida, agora tinham princípios novos pelos quais uma nova sociedade estava a ser formada. O povo estava ainda encantado com a novidade de tudo aquilo que estavam a viver. Chegaria o dia (muito mais depressa do que eles tinham antecipado) em que a excitação da novidade encontraria o seu fim. Deus sabia que isso ia acontecer, por isso Deus dá-lhes estas palavras de aviso. Eles tinham de colocar atenção e intenção no seu compromisso de obediência aos mandamentos do Senhor. A vida cristã, maravilhosa no seu começo pois abre um novo mundo diante dos olhos do convertido, é uma vida que tem de ser vivida de forma intencional. Deus quer formar em nós o carácter do Seu Filho, mas isso não é feito instantaneamente. Temos de nos aplicar de forma atenta a caminhar com Cristo pois, quando nos distraímos (oh, como o sabemos), começamos a afastar-nos. É nesses momentos de afastamento que tomamos as decisões que tornam difícil (pensamos nós) voltarmos atrás. Temos um Salvador que vai à frente, moldando na areia as pegadas para pisarmos. Essas pegadas são o caminho seguro para o crescimento e para deixarmos uma herança de fidelidade às gerações futuras. As pegadas estão feitas, a glória é toda do Mestre, mas temos de prestar atenção para pormos os pés no lugar certo. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

(Devocional) Quando tudo corre mal - Sl. 88:10-18


Quinta-feira, 28 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 86-905
Quando tudo corre mal

“Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.) Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento? Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. SENHOR, porque rejeitas a minha alma? Por que escondes de mim a tua face? Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado. A tua ardente indignação sobre mim vai passando; os teus terrores me têm retalhado. Eles me rodeiam todo o dia como água; eles juntos me sitiam. Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas.”
Salmo 88:10-18


Ser servo de Deus, nascido de novo pelo sangue de Cristo, não quer dizer que nunca se tenham problemas ou complicações. Mesmo para o filho de Deus, irão haver situações em que parece que Deus Se esqueceu de nós. Alturas em que tudo corre mal. Temos tendência a fazer planos, por vezes para muitos anos, no entanto Deus pede-nos para vivermos um dia de cada vez. Quando tudo paece ir mal é quando devemos estar mais próximos de Deus. Por vezes são as alturas usadas para Deus nos ensinar as mais valiosas lições. Nessas ocasiões vale a pena orar com seriedade (v. 13). O salmista diz que se levanta de madrugada para orar. Ao fazê-lo, ele abdica de algo que o seu corpo lhe exige, descanso, para estar com Deus. Desta forma ele afirma que a sua vida espiritual é mais importante para ele do que a sua vida física. Se isto é um desafio fazer quando tudo corre bem, imaginem no meio das maiores tribulações? Não é algo que fazemos por nossas forças, é algo que Deus faz em nós quando nos submetemos completamente a Ele. Devemos continuar a buscar a Deus, mesmo se Ele parecer longe (v. 4). Somos sempre nós os culpados dos afastamentos e somos nós que temos de percorrer o caminho de volta. Deus não muda. Se admitirmos a verdade do nosso pecado e das suas consequências, não poderemos viver pacificamente as nossas vidas (v. 16). Deus está sempre pronto a receber-nos de volta. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

(Devocional) Defensores da verdade - Ap. 1:3-8


Quarta-feira, 27 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Apocalipse 1-5
Defensores da verdade

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo! João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco, da parte daquele que é, e que era, e que há-de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dos mortos e o príncipe dos reis da terra! Àquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder, para todo o sempre! Ámen. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Ámen. Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há-de vir, o Todo-Poderoso.”
Apocalipse 1:3-8


O livro de Apocalipse transmite neste texto aquele que se tornou o comportamento dos crentes das igrejas do primeiro século perante as Escrituras. Aquilo que começou como uma carta do apóstolo João, enviada primeiramente à igreja de Éfeso, logo começou a ser copiada e levada de igreja a igreja, para que todos os cristãos a pudessem ler. Assim começou aquilo que sempre foi uma das funções das igrejas fiéis, a defesa das Escrituras. Esta função reveste-se de ainda maior importância devido ao facto de já exisitirem naquela altura (e isso estende-se até aos dias de hoje) quem atacava algumas das doutrinas fundamentais da nossa fé. Uma dessas doutrinas encontra-se contida no nosso texto – a divindade de Jesus. Jesus merece toda a nossa adoração pois Ele é o Todo-Poderoso Deus. Não foi a arqueólogos, doutores, seminários ou universidades que Deus deu a responsabilidade de preservar as Suas palavras. A humilde igreja local, fiel a Deus e às Escrituras, é o instrumento que Deus tem usado ao longo dos séculos para preservar a verdade bíblica. Muitos querem tirar importância à igreja e vemos hoje defendida a tese de que é positivo alguém ser crente em Jesus e não ser membro de uma igreja. Essa tese é estranha à Bíblia. Em Apocalipse, quando Jesus se quer dirigir aos crentes, Ele escreve às igrejas. O Novo Testamento desconhece crentes em Jesus que não são membros de uma igreja local. Amigo, ame aquilo que Deus ama e defenda aquilo que Deus defende. Ame a sua igreja. Defenda a verdade das Escrituras.