terça-feira, 31 de março de 2015

(Devocional) Amados por todos - Pv. 27:14



Terça-feira, 31 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 26-30
Amados por todos

“O que, pela manhã de madrugada, abençoa o seu amigo em alta voz, lho será imputado por maldição.”
Provérbios 27:14

Este versículo pode parecer estranho à primeira vista. Que mal é que tem falar bem de um amigo? Não é isto exactamente o que devemos fazer? Dar honra a quem honra merece? Devemos prestar atenção ao que nos é aqui dito. Este “falar bem”, em primeiro lugar, é feito em “alta voz” e, depois, é feito “madrugando pela manhã”. Salomão não está aqui a falar da honra que devemos a quem honra é devida. Está a falar de pessoas que se esforçam por agradar alguém para receber algo em troca. Portanto, não se trata de um elogio sincero. É uma adulação de quem se certifica que todos ouvem e feita a horas impróprias. Podemos ainda ver aqui a pessoa que se esforça mais do que devia para que todos gostem dela. A Bíblia nunca nos promete que haveríamos de ser amados de todos. O contrário é bem mais verdadeiro. O Senhor Jesus disse, “Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!” (Lc. 6:26) e o apóstolo Paulo escreveu, “Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Ga. 1:10). Tem muito mais valor termos um bom relacionamento com Deus e estarmos a servi-Lo fielmente do que sermos amados de todos neste mundo passageiro e enganador. Toda a honra que prestamos aos homens deve, assim, ser sincera, feita no tempo apropriado, não exagerada, nunca para receber algo em troca e tendo como objectivo a glória de Deus.

segunda-feira, 30 de março de 2015

(Devocional) Cuidados na alimentação - Lv. 11:43-47



Segunda-feira, 30 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Levítico 11-15
Cuidados na Alimentação

“Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles; Porque Eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque Eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra; Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.”
Levítico 11:43-47


Uma importante secção da lei de Deus era dedicada às regras alimentares de Deus para o Seu povo. Encontramos nas santas páginas listas bem detalhadas do que o povo poderia e não poderia comer. As razões para não comer determinado animal eram várias. Alguns deles são prejudiciais para o ser humano. Outros eram difíceis de cozinhar convenientemente com as tecnologias disponíveis na época. Resumindo, vemos aqui o cuidado de Deus por aqueles que são Seus. Deus preocupa-Se com os pequenos detalhes das vidas dos homens. Todas estas regras eram, também, uma oportunidade que Deus usou para ensinar ao Seu povo a necessidade de purificação. Através destas regras eles tinham bem presente na sua mente que haviam certas coisas das quais eles se deviam separar. Embora já não estejamos debaixo da lei, o princípio da santificação continua a aplicar-se a nós. Estamos no mundo mas não somos do mundo. Há certas coisas que não são dignas para os filhos de Deus. Nós também devemos aplicar a purificação nas nossas vidas. Outra das coisas que estas regras faziam era que o povo não perdia Deus de vista. Ele era presente em todos os aspectos das suas vidas. Estas regras eram importantes porque vinham de Deus. Finalmente, é importante reparar que era impossível alguém cumprir todas as regras da lei, ao longo de toda a sua vida, sem falhar. Assim, através da incapacidade em cumprir a lei de Deus, o homem é conduzido a Cristo, que cumpriu tudo em nosso lugar.    

domingo, 29 de março de 2015

(Devocional) Os requisitos - Sl. 15



Domingo, 29 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 11-155
Os requisitos

“Salmo de Davi. SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”
Salmo 155


Neste salmo não apresentados os requisitos que uma pessoa tem de ter para conseguir chegar a Deus por suas próprias forças. Este é um salmo muito importante. Se cumprirmos, sem nunca falhar, todos estes requisitos (são apenas 5 versículos), podemos ganhar um lugar no céu. Prestemos atenção. A pessoa que quer chegar a Deus tem de ser uma pessoa que, ao longo da sua vida, tudo o que fez foi com a mais completa sinceridade. Essa pessoa nunca disse nada que fosse mentira. Em segundo lugar, a pessoa que quer apresentar-se a Deus, tal como está, deve ser uma pessoa que nunca disse ou pensou nada de mal contra outra pessoa. Alguém assim poderá chegar a Deus. Finalmente, se uma pessoa quiser ganhar um lugar no céu, para além dos requisitos anteriores, tem de ser uma pessoa que nunca fez absolutamente nada de errado para seu proveito próprio. Se formos sinceros, chegamos facilmente à conclusão que estes requisitos são impossíveis de cumprir. Se tentarmos ganhar o céu com as nossas boas obras ou entramos em desespero, devido à nossa incapacidade, ou enganamo-nos a nós mesmos e criamos o nosso próprio padrão. Ainda bem que já viveu uma pessoa neste mundo assim. Jesus Cristo cumpriu todos estes requisitos e, melhor, Ele fê-lo em nosso nome. Toda a Sua vida foi exemplo de santidade e, quando quiseram condená-Lo, mesmo pagando a falsas testemunhas, não conseguiram nada contra Ele. Todo aquele que Nele crer recebe, em Seu nome, o perdão dos pecados. Glória ao nosso Salvador! rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219

sábado, 28 de março de 2015

(Devocional) Nós somos do dia - 1Tes. 5:6-10



Sábado, 28 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Tessalonicenses 1-55
Nós somos do dia

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele.”
I Tessalonicenses 5:6-10


Nesta carta Paulo faz uma séria exortação à santidade pessoal. Aqueles que dizem que são de Cristo, devem andar como Ele andou. Esperar e desejar a vinda de Cristo deve trazer efeitos de santidade às nossas vidas. Se vivermos com a certeza que, a qualquer momento o Senhor vem, isso será um impulso para rejeitarmos quaisquer maus caminhos e andarmos como filhos da luz. Como crentes, temos a responsabilidade de estarmos atentos (v. 6). Ser sóbrio significa não deixarmos que outras coisas afectem as nossas decisões, sermos ponderados, pacientes e aguardarmos o tempo de Deus para todas as coisas. Vivemos rodeados de armadilhas cuidadosamente colocadas pelo inimigo das nossas almas para nos afastar de sermos úteis a Cristo. Devemos estar atentos. Nesta luta o crente não é despojado de armamento. Temos, para nossa protecção a fé, que vê aquilo que não se vê e confia no poder de Deus. Temos, também, o amor (ou caridade), esta é a qualidade, dada por Deus, que nos permite considerar Deus, em primeiro lugar, os outros, e as suas necessidades, de seguida, e colocarmo-nos a nós próprios, e aos nossos problemas, no final das nossas preocupações. Finalmente, os crentes dispõem da esperança da salvação. Aqui temos uma verdade muito importante. A vida eterna com Cristo começa a partir do momento que O aceitamos como Salvador (v. 10). Podemos já começar a viver a vida gloriosa que Ele tem para nós, separando-nos de tudo o que não interessa. 

sexta-feira, 27 de março de 2015

(Devocional) Porquê o espanto? - Pv. 21:15



Sexta-feira, 27 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 21-255
Porquê o espanto?

“O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a iniquidade.”
Provérbios 21:15


Para crescermos no nosso relacionamento com Deus, é importante entendermos que Deus agrada-Se quando fazemos a Sua vontade. É absolutamente incompreensível para as nossas mentes mortais que nós podemos fazer alguma coisa que o Criador e Sustentador do Universo irá apreciar e registar a nosso favor. Só o podemos fazer se já nos tivermos colocado debaixo do sangue de Cristo. Só por Ele é que somos aceites na presença do Poderoso Deus. Precisamos de desenvolver um prazer pessoal em agradar a Deus em vez de nos agradarmos a nós mesmos. Praticar a justiça nem sempre será a decisão mais fácil ou natural para nós. Mas, deve ser a nossa suprema alegria e grande contentamento saber que Deus permitiu que fizéssemos algo Lhe agrada. Neste sentido entendemos o que diz a segunda parte do versículo. Aquele que está longe de Deus, perdido em ofensas e pecados não entende porque é que há-de deixar de agradar à sua carne, para passar a fazer o que está certo. É algo que é espantoso e até louco para ele. No entanto, esta passagem tem uma segunda aplicação. Quanto mais nos afastamos de Deus, menos sentido têm para nós os Seus mandamentos e vontade. A fidelidade dos nossos irmãos e irmãs é espanto para nós? Achamos exagerada a paixão que outros parecem ter por Cristo? Não é com a paixão dos outros que temos de nos preocupar, mas sim com o nosso esfriamento para com Deus.