terça-feira, 22 de dezembro de 2015

(Devocional) Varas na videira - Jo. 15:1-8


Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: João 11-15
Varas na videira

“Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o lavrador. Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis Meus discípulos.”
João 15:1-8

Jesus usa muitas figuras retiradas da vida do campo para ilustrar os Seus ensinamentos. As ilustrações são como janelas que deixam a luz entrar sobre uma lição. Nós somos como varas de uma grande videira que é Cristo. A videira é o tronco principal de onde as varas retiram todos os nutrientes para conseguirem sobreviver. As varas não sobrevivem se forem cortadas da videira. Uma vara saudável é cheia de belas folhas, flores e, eventualmente, frutos. No entanto, toda essa beleza só é possível porque a vara está bem firme na videira. De tempos a tempos, para que as varas possam produzir bom fruto e possam crescer de forma saudável, as varas têm de ser podadas. A poda é uma experiência traumática para as varas. Tudo o que não interessa é cortado e lançado fora. O bom lavrador sabe que se não fizer isto, não terá fruto durante muito tempo e a árvore acabará por morrer. Assim é Deus para connosco. De vez em quando é necessário cortar alguma parte que não interessa. Por vezes até pode ser uma parte muito bonita, mas que é inútil para a produção dos frutos que interessam. Muitas vezes, se estivermos atentos à voz de Deus, este processo será feito pela Palavra (v. 7). Na própria Palavra de Deus veremos quais as coisas que temos de deixar para trás ou mudar para que sejamos bons servos. Jesus ensina que os seus discípulos (v. 8) são aqueles que dão fruto. Deixemo-nos moldar pelo Pai.       

Sem comentários:

Enviar um comentário