terça-feira, 15 de dezembro de 2015

(Devocional) Repousar persistentemente no Senhor - 2Cr. 16:7-14


Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 16-20
Repousar persistentemente no Senhor

“Naquele mesmo tempo, veio Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor, teu Deus, portanto, o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente, porque desde agora haverá guerras contra ti. Porém Asa se indignou contra o vidente, e lançou-o na casa do tronco, porque disto grandemente se alterou contra ele: também Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo. E eis que os sucessos de Asa, tanto os primeiros como os últimos, estão escritos no livro dos reis de Judá e Israel. E caiu Asa doente de seus pés, no ano trinta e nove do seu reinado: grande por extremo era a sua enfermidade, e contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes aos médicos. E Asa dormiu com seus pais: e morreu no ano quarenta e um do seu reinado. E o sepultaram no seu sepulcro, que tinha cavado para si na cidade de David, havendo-o deitado na cama, que se enchera de cheiros e especiarias, preparadas segundo a arte dos perfumistas: e fizeram-lhe queima mui grande.”
II Crónicas 16:7-14


Asa foi um dos bons reis de Judá (II Cro. 14:2). Grande parte do seu reinado foi passado em comunhão com o Senhor e a buscar as coisas que eram da vontade do nosso Deus. No final da vida, Asa afasta-se do Senhor. A lição para nós é a de que não devemos repousar na sombra de glórias e vitórias passadas. Devemos buscar ao nosso Deus em cada passo e renovar a nossa comunhão com Ele a cada dia. Estando sob ameaça do rei de Israel, Asa usa os tesouros da casa do Senhor para comprar uma aliança com Ben-Hadade da Síria. Esta aliança consegue-lhe a vitória, mas Deus envia-lhe o profeta Hanani para lhe dar conta da Sua insatisfação. Asa havia confiado mais no poder militar Sírio do que nas promessas do seu Deus (v. 7). Asa já tinha tido provas do poder de Deus em anteriores campanhas militares (v. 8), pelo que o seu acto era um de rebeldia e não de ignorância. O seu problema era um problema do coração (v. 9), o seu relacionamento com Deus havia esfriado. A reacção de Asa evidenciou isso mesmo. Em vez de se arrepender e de voltar a aproximar-se de Deus, Asa maltrata e prende o profeta (v. 10). Os últimos dias de Asa são resultado da sua falta de arrependimento. Tendo ficado doente dos pés, decide confiar mais nos médicos do que em Deus (v. 12). O seu pecado não foi confiar nos médicos, foi não ter buscado ao Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário