quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

(Devocional) Peso de Nínive - Na. 1:1


5Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Naúm 1-35
Peso de Nínive

“Peso de Nínive. Livro da visão de Naúm, o elcochita.”
Naúm 1:1


Este livro é o “peso de Nínive”. Ou seja, Deus deu a Naúm a responsabilidade de transmitir ao povo de Nínive estas palavras da Sua parte. A palavra aqui traduzida como peso seria entendida pelos que receberam estas palavras como sendo um julgamento que seria pesado para os seus destinatários. Os Ninivitas, respinderam com arrependimento ao ministério de Jonas, apenas alguns anos antes. No entanto parece que esse arrependimento havia sido esquecido. Apesar de seguramente muitos indivíduos desta nação agora terem um relacionamento com o Deus verdadeiro, como povo eles tinham voltado às suas práticas detestáveis. Se com Jonas havia oportunidade para voltarem atrás e escaparem ao julgamento (Deus é  misericordioso e bom e a todos dá oportunidade de O conhecerem), o anúncio dado através de Naúm é pesado pois é um anúncio de condenação. Nínive fez a sua escolha, para o bem de outros, o Senhor não pode tolerar mais os pecados de Nínive. Fazemos bem em meditar nesta verdade. A misericórdia do Senhor dura, mas apenas durante algum tempo. Quando a nossa infidelidade começa a ter o potencial de impedir outros de ir ao Senhor, ela não é mais tolerada. Os julgamentos do Senhor são justos por causa do pecado do homem, mas são também amorosos pois têm o bem do homem também em vista. Se estamos longe do Senhor e já recebemos aviso quanto à nossa condição, fazemos bem e escutar o Senhor. O pecado apenas é tolerado por algum tempo. Para os que se achegam ao Senhor, as Suas bênçãos são para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário