quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

(Devocional) Ouçam-nos - Lc. 16:19-31


Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Lucas 16-20
Ouçam-nos

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”
Lucas 16:19-31
5

Muitas vezes para ilustrar os seus ensinamentos, Jesus utilizava parábolas. As ilustrações servem como janelas que deixam a luz entrar e nos ajudam a visualizar aquilo que está a ser ensinado. No entanto, desta vez, apesar de ser uma poderosa ilustração, não se tratava de uma parábola. Sabemo-lo porque as Escrituras não dizem que isto é uma parábola, e também por uma das personagens é tratada pelo seu nome – Lázaro. Portanto, o seu poder para impressionar continua até hoje porque, tantos anos depois, aquele homem rico continua a sofrer atormentado por aquela chama. No momento em que abriu os seus olhos no inferno, aquele homem, que ignorou e desprezou as coisas de Deus toda a sua vida, foi cheio de um grande fervor missionário. O que ele poderia fazer para que os seus familiares não fossem parar naquele tenebroso lugar? Vendo Abraão à distância, ele pede-lhe que algum dos mortos pudesse fazer uma visita aos seus irmãos, para que eles pudessem colocar a sua fé em Deus e serem salvos. Abraão ensina que as maravilhas e os milagres não salvam ninguém. Aquilo que a humanidade precisa saber para ser salva, encontra-se nas páginas da Palavra de Deus. Será que eu tenho feito o suficiente para partilhar a Palavra com os outros à minha volta? Será que entendo que sem a Palavra, aqueles que eu amo e que morrem sem Cristo, irão parar a um lugar de sofrimento e condenação? Será que eu creio no poder da Palavra de Deus?

Sem comentários:

Enviar um comentário