segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

(Devocional) Os lábios do sacerdote - Ml. 2:1-9


Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Malaquias 1-45
Os lábios do sacerdote

“E agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração. Eis que vos corromperei a semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas; e com ele sereis tirados. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu concerto seja com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, e me temeu; e assombrou-se, por causa do meu nome. A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios: andou comigo em paz e em rectidão, e apartou a muitos da iniquidade. Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos Exércitos. Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, também, eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes distinção de pessoas na lei.”
Malaquias 2:1-9


Estas são palavras duras para os sacerdotes de Israel. Eles não estavam a levar a sério o seu ministério, tal como este tinha sido dado pelo Senhor. As expectativas do Senhor para os sacerdotes eram claras e conhecidas. Eles deveriam temer o Senhor e dar-lhe, pessoalmente, a adoração devida ao Seu nome. Eles deveriam fazer isto não por causa do que recebiam do Senhor em caso de fidelidade, mas por causa de Quem o Senhor era. Eles deveriam ser os porta-vozes da verdade. Era a Palavra de Deus que eles deveriam ensinar, não palavras da sua própria sabedoria, ou palavras para servirem aos seus objectivos indignos. Eles deveriam ter uma vida irrepreensível dentro da vontade de Deus e deveriam viver de forma a encorajar outros a aproximarem-se do Senhor. Não era isto que estava a acontecer no tempo de Malaquias e, no Seu amor, o Senhor resolve dar-lhes mais uma oportunidade de arrependimento. Nos nossos dias já não há sacerdócio levítico. Cada crente em Jesus é chamado a ser um sacerdote. Todos os cristãos são embaixadores de Cristo. Se eu fosse um dos sacerdotes do tempo de Malaquias, será que eu prestaria atenção a estas palavras? Será que estamos a viver de forma a que outros, olhando para a nossa vida, desejam aproximar-se do Senhor. Ou será que as nossas acções estão a contribuir para afastar as pessoas do evangelho da paz?

Sem comentários:

Enviar um comentário