terça-feira, 29 de dezembro de 2015

(Devocional) Nova oportunidade - Jo. 21:15-19


Terça-feira, 29 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: João 21
Nova oportunidade

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se, por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo, que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.”
João 21:15-19

Depois de ressuscitado e antes de voltar para o Pai, Jesus tira algum tempo para estar com os Seus discípulos e revelar a verdade da Sua ressurreição a várias outras pessoas. Vemo-Lo aqui a dedicar especial atenção a Pedro. Este apóstolo havia negado o Seu Senhor depois de afirmar que nunca o faria. Esta negação devia estar a pesar grandemente no coração de Pedro. Vemos aqui o processo de recuperação que Jesus aplica ao Seu amado apóstolo. Em primeiro lugar Jesus chama-o “Simão Pedro”. Jesus conhece-nos intimamente, pelo nome e chama-nos individualmente a vivermos para Ele. Jesus não perde muito tempo. Ele pergunta a Pedro: “Amas-me?”. O nosso Salvador é directo. Ele fala-nos directamente ao coração. Outros poderiam estar com rodeios, mas Deus, na Sua Palavra diz o que tem de ser dito sem grandes delongas. Ao perguntar três vezes pelo mesmo, Jesus estava a lembrar Pedro das três vezes que Ele O havia negado. Ele estava a dizer-Lhe, “se me amas, faz a minha vontade”. Ao chamá-lo para a obra de apascentar o rebanho, Jesus estende a Pedro o Seu perdão. Aqui está a lição a aprender. Não importa a gravidade do que fizemos (e Pedro havia pecado gravemente), é sempre possível voltar para Deus. O caminho de  volta para Deus é Jesus. Aproveitar as oportunidades que Ele nos dá para voltar é a forma segura para não desperdiçarmos tempo. Quando estamos certos do perdão de Deus, podemos lançar-nos novamente no serviço que Ele tem para nós.  

Sem comentários:

Enviar um comentário