sábado, 5 de dezembro de 2015

(Devocional) Até quando, Senhor - Hb. 1:1-4


5Sábado, 5 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Habacuque 1-35
Até quando, Senhor?

“O peso que viu o profeta Habacuc. Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? gritarei: Violência! e não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniquidade, e ver a vexação? porque a destruição e a violência estão diante de mim; há, também, quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.”
Habacuque 1:1-4


São muitos os que se conseguem identificar no grito de Habacuc. O profeta estava farto de ver inocentes a serem atropelados por aqueles que viviam para se aproveitarem deles. Como é que era possível que o Senhor ficasse parado e não agisse? Cada gargalhada do ímpio era para o profeta como se fosse uma bofetada no próprio rosto. Até quando, Senhor? Por muito que nos sintamos ofendidos, precisamos de vigiar as intenções do nosso coração. Não podemos usar os nossos gritos por justiça como formas de canalisar sentimentos de vingança. A vingança é do Senhor, não nossa. Também não podemos usar o ódio justo do Senhor pelo pecado como forma de o obrigar a agir no nosso tempo. Se o Senhor usasse de justiça como nós por vezes exigimos, nem nós teríamos escapado à Sua mão. Porque Ele escolheu castigar os pecados em Cristo, agora Ele pode dar tempo de misericórdia ao pecador para que este se arrependa. Não é que Deus não se importe com o pecado, nem é porque a sua mão afrouxou. Todo o castigo que exigimos sobre o pecador foi enfrentado por Cristo na cruz. Mesmo aquele que nos fez tão mal recebe de Deus oportunidade (tempo) para se arrepender e tornar uma nova criatura. Assim, ninguém terá desculpa diante do trono do julgamento de Deus. Fazemos mal em querer ser agentes da justiça de Deus. Não temos misericórdia suficiente para isso. Mas falta-nos também, quando exigimos justiça no nosso tempo, um correcto entendimento do Calvário e do evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário